OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Notícias

Produção orgânica fortalece mulheres no sertão do país

20/06/2017
Roçado de algodão no Ceará. Foto: Divulgação/Esplar

Roçado de algodão no Ceará. Foto: Divulgação/Esplar

A Esplar é uma ONG que atua no desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido brasileiro, sendo coordenada pela zootecnista cearense Andrea Souza Lima (39) que, desde 2013, lidera um projeto que utiliza o cultivo sustentável como ferramenta para empoderar mulheres. O projeto oferece orientações técnicas para que as mulheres possam reproduzir orgânicos em quintais, com benefícios econômicos, ambientais e sociais para as comunidades.

As hortas orgânicas geram renda, ajudando na autonomia financeira de 180 mulheres que são organizadas em grupos com o objetivo de trocar informações, facilitar a venda de produtos sustentáveis e aumentar a incidência nas políticas públicas locais.

Os projetos da Esplar contam com a parceria do Instituto C&A e também prestam assistência para plantios em roçados, áreas maiores onde são estimulados os consórcios agroecológicos, em que uma mesma área é utilizada para cultivos diversos, como milho, feijão, gergelim e algodão sem o uso de agrotóxicos. A produção do algodão certificado organicamente também é um dos cultivos que trazem ganhos para toda a família, que trabalha unida nesses espaços.

Algodão Orgânico

A plantação do algodão orgânico se concentra no Nordeste, especialmente na Paraíba e no Ceará, e gera um impacto social. “É uma região de gente muito pobre, que, no final, do ano, já consumiu todos os alimentos produzidos e não tem recursos para comprar comida. É exatamente nesse período que se colhe o algodão”, afirma o engenheiro agrônomo Silvio Moraes (53), representante para a América Latina da Textile Exchange, ONG sediada nos EUA que atua internacionalmente para tornar a indústria têxtil mais sustentável.

Leia a matéria completa em http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2017/06/1893757-plantacoes-de-alimentos-organicos-e-de-fibras-fortalecem-mulheres-no-sertao.shtml

Veja outras matérias similares:

Experiência brasileira com algodão orgânico no Mercosul

Algodão colorido é a aposta dos pequenos produtores de MS

Algodão brasileiro é líder em certificação no mundo, afirma diretor da Abrapa

 

Tags:
, , , ,