OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Notícias

Novo site ensina como fazer a transição para a agricultura orgânica

05/07/2017
Imagem: Reprodução / Site Transição Agroecológica

Imagem: Reprodução / Site Transição Agroecológica

Com o objetivo de orientar os produtores que estão em processo ou que desejam iniciar a transição agroecológica, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), lançou o site Transição Agroecológica.

O que é a Transição Agroecológica?

É o processo gradual com orientação e acompanhamento de transformação das bases produtivas e sociais para recuperar a fertilidade e o equilíbrio ecológico do agroecossistema em acordo com os princípios da Agroecologia, priorizando o desenvolvimento de sistemas agroalimentares locais e sustentáveis, considerando os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. (Conceito baseado no texto do Projeto de Lei 236/2017 da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de São Paulo – Peapo).

O produtor passa a contar com todas as informações sobre as boas práticas exigidas durante o processo da transição, como por exemplo: conservação do solo e o controle da erosão; aumento da utilização de materiais orgânicos; manejo ecológico de pragas e doenças; adequação ambiental da propriedade e correta destinação de dejetos e resíduos sólidos. O processo de transição pode durar até cinco anos.

O site ainda disponibiliza informações para que o produtor possa emitir o certificado de Transição Agroecológica. “O certificado é uma importante ferramenta para o reconhecimento dos agricultores que buscam se adaptar às práticas, assim como proporciona segurança aos consumidores e aos estabelecimentos comerciais sobre os produtos que estão adquirindo”, afirmou José Valverde Machado Filho, titular da Codeagro.

Os produtores em transição agroecológica podem se cadastrar neste link do site. O registro amplia a visibilidade dos produtores que já aderiram ao processo e facilita a consulta pelos compradores.

Também participaram do desenvolvimento da página a Secretaria do Meio Ambiente, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e o Instituto Kairós.

Imagem: Reprodução / Transição Agroecológica

Imagem: Reprodução / Site Transição Agroecológica

Acesse o site Transição Agroecológica clicando aqui.

 

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

 

Veja outras matérias similares:

SNA incentiva produção orgânica ao lançar manuais para técnicos e agricultores

Evento debate o consumo e a produção de orgânicos

Produção orgânica fortalece mulheres no sertão do país

 

Tags:
, , , , ,