OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Notícias

Programa Dia de Campo na TV mostrará a produção orgânica de milho

20/07/2017
Milho Caimbe da Grãos Orgânicos. Foto: Leonardo Rocha / Embrapa

Milho Caimbe da Grãos Orgânicos. Foto: Leonardo Rocha / Embrapa

O programa Dia de Campo na TV apresentará, nessa sexta-feira (21), o primeiro licenciamento da Embrapa de uma semente orgânica de milho, a variedade BRS Caimbé, disponibilizada pela empresa “Grãos Orgânicos”. Sediada em Fortuna de Minas, na região central de Minas Gerais, a empresa vem cultivando a semente com foco no mercado brasileiro de produtos orgânicos. O segmento encontra-se em crescente expansão, movimentando cerca de US$ 43,3 bilhões nos Estados Unidos e US$ 31,1 bilhões na Europa, principais consumidores de alimentos livres de agrotóxicos.

Carlos Thomaz Lopes, sócio-gerente da empresa Grãos Orgânicos, licenciada da Embrapa para a produção de milho BRS Caimbé, analisa com otimismo o futuro do setor. “O Brasil tem reconhecida competência técnica e forte participação nos mercados internacionais de soja e milho convencionais. Em se tratando de orgânicos, se superados os gargalos de produção, poderíamos assumir uma posição de protagonismo no cenário mundial”, afirma.

Além de dicas sobre a adubação do solo, o programa vai mostrar a condução do sistema de produção sem a presença de insumos químicos e agrotóxicos, os principais desafios para se produzir uma semente de milho no sistema orgânico e como lidar com as principais pragas e plantas espontâneas. O programa mostrará também as etapas de beneficiamento e comercialização da semente e apresentará uma experiência bem-sucedida de cultivo da semente orgânica do BRS Caimbé na Serra do Rola Moça, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

Produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), o programa Dia de Campo na TV “Produção orgânica de milho: mais saúde para o consumidor” abordará, além do tema principal, outros assuntos nos quadros Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa

Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30

*Horário de Brasília

Saiba mais sobre a Grãos Orgânicos acessando o site http://www.graoorganico.com.br/graoorganico/.

Fonte: Embrapa

Veja outras matérias similares:

Debate: mercado de sementes orgânicas

Empresa brasileira produz grãos orgânicos

Mercado de sementes orgânicas no Brasil começa a atrair investidores

 

 

Tags:
, , , , ,