OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Canal de vídeos

Vila Yamaguishi: agricultura natural na região de Campinas

13/07/2017
Imagem: Vila Yamaguishi. Reprodução/Internet

Imagem: Vila Yamaguishi. Reprodução/Internet

O vídeo “Cuidar das Borboletas”, produzido pela Articulação Nacional de Agroecologia, apresenta o trabalho desenvolvido por agricultoras do assentamento Milton Santos e por produtores da região de Campinas. Ao longo do vídeo, é possível conhecer a história de Romeu Leite, fundador da Vila Yamaguishi Orgânicos, um dos maiores conhecedores do processo de criação de galinhas em sistemas agroecológicos do Brasil.

“Meu pai e meu avó eram agricultores. O meu pai entrou de cabeça nesses pacotes tecnológicos, na década de 1970/80. E eu vi o resultado disso. A terra ficando cada vez mais fraca, tendo que usar venenos cada vez mais fortes para combater os insetos e o meu pai se endividando mais no banco. Eu pude ir para uma universidade e, a partir daí, pesquisar métodos mais naturais de cultivo, que a gente chamava de ‘agricultura alternativa’ na época. Começamos aqui, com um grupo de amigos, em 1988. E, desde o início, a nossa proposta é de um modelo de produção sem o uso de agrotóxicos e com harmonia entre a natureza e as ações humanas”

Romeu Leite – Veterinário e Agricultor

 

Na Vila Yamaguishi são cultivadas mais de sessenta variedades de verduras, frutas e legumes, sendo produzidas mais de 800 caixas de alimentos por semana, que são entregues aos clientes em domicílio, além de serem vendidos nas feiras.

Os mais de 30 hectares da propriedade sustentam, além dos funcionários, os 27 moradores do local, totalizando aproximadamente 50 a 60 pessoas, que vivem exclusivamente daquilo que é produzido na fazenda.

Assista ao vídeo completo abaixo:

 

Veja outras matérias similares:

Criação de bois orgânicos

Melhores práticas no varejo sustentável de alimentos

Novo site ensina como fazer a transição para a agricultura orgânica

 

Tags:
, , , ,