OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Notícias

Em São Paulo, feirantes pedem que feira de orgânicos volte ao Ibirapuera

08/08/2017
(Foto: Gabriela Gasparin/G1)

(Foto: Gabriela Gasparin/G1)

Os feirantes da feira de orgânicos do Ibirapuera, em São Paulo, fizeram um abaixo-assinado para que a feira volte a funcionar dentro do parque. Desde que a Praça Ayrton Senna começou a ser construída, em março desse ano, eles foram deslocados da área interna, que ocuparam nos últimos cinco anos, para a área externa, onde funcionava o estacionamento do parque.

Na ocasião, os feirantes afirmam que um acordo foi realizado para que eles organizassem as barracas seguindo um padrão e que depois voltariam para o local habitual. “Investimos R$ 88 mil em novas barracas, novas saias, novos toldos, novos uniformes, para seguir o padrão combinado com o secretário de Esportes”, relatou a feirante Rachel Soraggi.

A prefeitura afirma que o problema seria o piso utilizado na obra da praça, que poderia ser danificado pelo trânsito de caminhões. Jorge Damião, secretário de Esportes e Lazer, fez uma nova sugestão, propondo que a feira passe a funcionar ao lado da área reservada ao aeromodelismo. “Lá é possível o acesso de caminhão, tem acesso para as pessoas e, inclusive, com estacionamento”, argumenta o secretário. “Este local foi totalmente remodelado e virou espaço de convivência, com circulação de centenas de pessoas todos os dias. Não comportaria uma feira aqui dentro, com acesso de caminhões que, seguramente, deteriorariam o piso”, explica.

Segundo os feirantes, o local sugerido pelo secretário seria muito “escondido”. Eles afirmam ainda que, enquanto a situação permanece indefinida, o movimento da feira diminuiu. “A gente perdeu uma boa parte da clientela. No meu caso, perdi 50% dos clientes em razão da falta de estacionamento e por causa da insegurança aqui na rua”, disse o apicultor Paulo Roberto Coutinho.

Os comerciantes, que tem se manifestado nas redes sociais, fizeram um abaixo-assinado online pela volta da feira ao Ibirapuera. Até o momento, o documento já conta com mais de 15.300 assinaturas. O objetivo é chegar a 20 mil (acesse o abaixo-assinado clicando aqui).

Confira abaixo outras seis feiras orgânicas que acontecem na cidade de São Paulo, das 7h30 às 13 horas:

  • Feira do Parque Burle Marx, no Panamby, aos sábados;

  • Feira do Mercado Municipal Kinjo Yamato, no Centro, aos sábados;

  • Feiras das Rua dos Trilhos, na Mooca, às sextas-feiras;

  • Feira de Orgânicos da Rua São Benedito, em Santo Amaro, às quintas-feiras;

  • Feira do Largo da Batata, em Pinheiros, às quartas-feiras;

  • Feira da Praça do Trabalhador, em Anália Franco, às terças.

 

Fonte: G1/São Paulo

Veja outras matérias similares:

Aumenta o número de feiras e mercados especializados em alimentos orgânicos premium

Empresa Bejo obtém certificação brasileira para suas sementes orgânicas

Oficial da FAO Brasil apresenta seminário sobre agricultura orgânica

 

Tags:
, , , ,