No último sábado (07), a Fazenda Tamanduá, instalada no Sertão da Paraíba desde os anos 70, integrou a programação de visitas técnicas da Feira do Empreendedor 2017, que contou com a presença de mais de 40 produtores rurais do Vale do Piancó e Brejo Paraibano.
O grupo foi recebido por Pierre Landolt, proprietário da Fazenda. Landolt explicou que o sistema de produção da propriedade é baseado no modelo biodinâmico, respeitando todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos, entendidos como um sistema vivo e interdependente. Atualmente, a Fazenda Tamanduá é certificada pelo Instituto Biodinâmico (IBD) quanto à produção de orgânicos no mercado brasileiro e dos Estados Unidos e é a única no Brasil certificada pela produção orgânica da Spirulina, uma microalga que reforça as defesas imunitárias, além de possuir várias propriedades benéficas à saúde.
Para Renato Carvalho Costa, diretor da Cooperativa de Ovinocultores da Paraíba (Ovinocoop), a visita possibilitou enxergar novas oportunidades de ação no seu próprio negócio a partir das técnicas adotadas na Fazenda Tamanduá. Segundo ele, a visita gerou uma expectativa de que possíveis parcerias possam ocorrer futuramente na área de ovinos.
A Fazenda Tamanduá produz, atualmente, cerca de 12 tipos de queijos orgânicos com leite bovino e caprino, mel e frutas orgânicas, com destaque para manga in natura e em polpa. De acordo com Flavio Medeiros, gerente de produção da fazenda, apesar da seca na região a produção de mangas orgânicas deve chegar a 160 toneladas. O produto tem como mercado consumidor os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, além do mercado internacional, com destaque para países como Holanda e Estados Unidos.
Pierre Landolt destacou o mercado nacional e internacional de orgânicos, onde o produto orgânico possui espaço junto ao consumidor que busca qualidade. O proprietário destacou ainda que a Fazenda Tamanduá está com projetos nas áreas de manejo florestal e produção de mel orgânico e que o empreendimento está aberto a novas parcerias que priorizam a produção biodinâmica.
É possível comprar os produtos da fazenda através da loja virtual.
Fonte: Diário do Sertão
Veja outras matérias similares:
Unilever compra empresa brasileira de orgânicos Mãe Terra
Jasmine inclui molhos de tomate em seu portfólio orgânico
Coordenadora do CI Orgânicos fala sobre os desafios da produção orgânica
Tags:
Fazenda Tamandúa, mercado orgânico, Pierre Landolt, Produção Orgânica, Spirulina orgânica