OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Notícias

Maior feira internacional de alimentos do mundo confirma tendências sustentáveis

27/11/2017
Mercado agroecológico em Berlim (Alemanha). Foto: Sylvia Wachsner

Mercado agroecológico em Berlim (Alemanha). Foto: Sylvia Wachsner

Anuga, o evento alimentar mais significativo do mundo e que acontece a cada dois anos na região da Cologne (Alemanha), fechou a sua 34ª edição realizada no último mês, com 7.405 expositores de 107 países. No evento, compareceram 165 mil visitantes comerciais, vindos de 198 países.

De acordo com Koelnmesse, centro de exposições organizador do evento, 2.580 expositores apresentaram produtos com certificação orgânica. Um total de 1.935 empresas apresentaram produtos com certificação Kosher, 2.265 apresentaram Halal Food e 740, produtos certificados de comércio justo.

Durante a exposição internacional, que durou cinco dias, ficou evidente o crescimento da demanda por alimentos e bebidas ricas em proteínas, especialmente proteínas de base vegetal. O mercado também está pressionando por mais alimentos vegetarianos, veganos e sem glúten e que tenham um sabor agradável. O evento registrou a participação de 1.593 expositores com alimentos veganos e 2.365 com produtos vegetarianos. Além disso, vale ressaltar ainda que, 2.296 empresas exibiram produtos nas categorias saudáveis e funcionais.

Produtos como chia, quinoa, batata yacon, açafrão, moringa, mandioca e cogumelos Chaga permanecem como alguns dos principais produtos vendidos prontos para o preparo e consumo. No evento, ficou evidente também, que bebidas fermentadas à base de plantas ricas em prebióticos e probióticos ganharam destaque na cena varejista.

A expectativa da indústria é de que a venda online de alimentos cresça e que os consumidores se tornem cada vez mais exigentes em relação às informações sobre nutrição, rótulo e origem do alimento, através de dispositivos móveis. Espera-se que os consumidores continuem sim frequentando lojas físicas, mas que encontrem no ambiente online uma experiência agradável, capaz de satisfazer todos os seus sentidos. Espera-se que alimentos frescos, saborosos e nutritivos sejam ofertados aos consumidores através das mídias digitais, na tela de seus celulares.

A crescente demanda por transparência, rótulos com informações claras e rastreabilidade “do campo ao garfo”, tem estimulado grandes empresas de alimentos a comprar marcas naturais e orgânicas certificadas e, também, a desenvolverem novas linhas que abordem essas questões de sustentabilidade.

De acordo com informação divulgada pelo centro de exposições organizador do evento, Koelnmesse, entre os compradores presentes na edição desse ano da Anuga, estão: Aeon, Ahold, AlbertHeijn, Aldi, Auchan, Carrefour, Coop, Costco, dm, Edeka, Globus, Hofer, Jumbo, Kroger, Metro, Migros, Müller, Norma, Rewe Rossmann, Sainsbury, Sams Club, Schwarz Group, Sobeys, Spar, Target, Tesco e Walmart. Da categoria de comércio online, a Amazon e a JD.com também estiveram presentes.

Entre os expositores presentes no evento, 90% eram estrangeiros e a participação dos visitantes internacionais aumentou para 75%, em 2015 esse aumento havia sido de 68%. Esses visitantes são originários, principalmente, de países como Itália, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos da América, Canadá, Índia (país parceiro), China, além de países da América do Sul.

A próxima edição da Anuga será realizada em 2019, entre os dias 5 e 9 de outubro.

Fonte: Organic & Wellness News (Conteúdo traduzido por Jéssica Silvano/CI Orgânicos – OrganicsNet)

Veja outras matérias similares:

Alemanha, o principal mercado orgânico da Europa

Do Brasil para a Alemanha: agricultura familiar brasileira presente na Biofach 2017

Conferência Internacional de arroz orgânico será realizada no Brasil em 2018

 

Tags:
, , , , , , ,