OrganicsNet nas redes sociais:


 

Organomix

Orgânicos a um clique

22/01/2018
Loja física do Organomix inaugurada recentemente no Casashopping na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução Facebook/Organomix)

Loja física do Organomix inaugurada recentemente no Casashopping na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução Facebook/Organomix)

O consumo de alimentos orgânicos segue crescendo no Brasil, principalmente devido à forte disseminação, com destaque no mundo virtual, sobre a importância do consumo de alimentos mais saudáveis associado à sustentabilidade ambiental. Cada vez mais brasileiros têm se conscientizado sobre a importância de buscar alimentos produzidos de maneira sustentável, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, sendo mais seguros não só à saúde, mas também ao meio ambiente.

De acordo com uma pesquisa nacional sobre o perfil do consumidor de orgânicos, realizada no último ano pela Organis Brasil, 15% da população urbana consome alimentos orgânicos. Seis em cada dez entrevistados relacionaram o consumo de orgânicos à saúde. Mas, o mercado orgânico ainda apresenta alguns desafios a serem vencidos. Entre os limitadores a um maior consumo de orgânicos, os participantes da pesquisa citaram, principalmente, o preço e a dificuldade de acesso. Entre os entrevistados, 84% afirmaram ter vontade de consumir mais produtos orgânicos, mas, para 32% a falta de locais próximos que ofertem esse tipo de alimento desestimula o consumo.

Venda pela internet

Para atrair esses consumidores, empresas do segmento estão investindo em vendas pela internet com serviço de entregas em domicílio. Basta escolher o alimento pela vitrine virtual, fazer o pagamento online ou no ato da entrega, e receber tudo embalado e pronto para o consumo, sem sair de casa.

 “A ideia de abrir um comércio online especializado em produtos naturais e orgânicos surgiu da lacuna que sempre existiu entre produtores e consumidores, principalmente de orgânicos”, é o que afirma Augusto Amorim, CEO do supermercado online Organomix, apontado atualmente como o maior do país em vendas virtuais no setor de orgânicos e produtos naturais.

O executivo relata que o próprio sócio-fundador da empresa, Alexandre Icaza, sempre consumiu alimentos saudáveis, mas tinha dificuldades de encontrar orgânicos com frequência e boa disponibilidade. Daí a ideia de criar esse serviço. “Diante de um obstáculo pessoal, comum a tantas pessoas, nasceu o projeto que se iniciou com um e-commerce em 2012. Nosso negócio se concentra em reunir fornecedores de diversos produtos e segmentos e, através da logística, permitir uma compra saudável e completa para o cliente”, afirma Amorim.

Parceiro da rede OrganicsNet da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o Organomix comercializa em seu site verduras, legumes, frutas, carne, ovos, bebidas e, até mesmo, produtos de limpeza e snack’s naturais para cães e gatos. O consumidor escolhe tudo o que deseja e tem a opção de agendar o dia e o horário para a entrega.

Perfil do consumidor virtual

A partir da experiência com o comércio eletrônico, Amorim faz uma análise sobre o perfil do consumidor de orgânicos. “Nosso público é amplo: são famílias, pessoas solteiras, jovens casais, homens e mulheres com hábitos de vida saudáveis. Essencialmente aqueles que se preocupam com a saúde e a qualidade de vida”.

Para o executivo, o mercado de orgânicos no Brasil está se tornando mais democrático, não apenas através de compras online, atingindo um público cada vez maior, independente do seu meio de compra.

Obstáculos a serem vencidos

Para o CEO do Organomix, é preciso fazer uma análise do mercado orgânico como um todo, não somente do setor de e-commerce, uma vez que “o obstáculo não está na tecnologia, mas na informação do público e na profissionalização da cadeia”. “Nosso papel é exatamente ajudar a fortalecer o mercado de orgânicos de forma responsável e profissional, mantendo as características positivas da cadeia e otimizando seus resultados”, explica.

O amadorismo e a falta de informação sobre o cultivo e o consumo de orgânicos, segundo Amorim, prejudicam o mercado. “Quanto mais informalidade, menos o mercado cresce, gera empregos e ganha força economicamente”, aponta o CEO.

Parceiros

Os parceiros do Organomix – supermercado online que trabalha somente com orgânicos, integrais, naturais, sem gordura vegetal hidrogenada e sem aromatizantes, corantes ou adoçantes artificiais – são selecionados a partir da devida certificação do produtor. Também são considerados para a efetivação da parceria, a variedade, a capacidade de produção e a logística do fornecedor.

“Os produtores devem entregar os produtos já embalados, pesados e etiquetados, pois não manipulamos os orgânicos que recebemos. Essa é a nossa forma de garantir segurança ao consumidor”, destaca o CEO do e-commerce orgânico. “Porém, já estamos na etapa final de um projeto que possibilitará mais produtores, mesmo que não possuam essa estrutura de embalo, a estarem conosco”, acrescenta.

Loja física

No final do ano passado, o Organomix deu mais um importante passo com a inauguração da sua primeira loja física, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O espaço de mil metros quadrados, localizado no CasaShopping, conta ainda com um complexo gastronômico composto pelo restaurante Casa Graviola, a boulangerie NaTaba Du Pain, a gelataria italiana Le Botteghe di Leonardo, a boutique de pescados Frescatto, as carnes da Meat&Co e a enoteca da The Wine Room.

Futuro promissor

Quanto ao futuro do setor de orgânicos no Brasil, ele é bem otimista: “O mercado vem crescendo em uma escala totalmente inversa ao momento do país, diferente de outros segmentos. Pesquisas apontam que os brasileiros estão muito dedicados a adotar hábitos alimentares mais saudáveis”.

“Com um trabalho sério, cerceamento da informação produtiva e de distribuição, com melhor esclarecimento da população sobre consumo e compra de orgânicos, e o crescimento de mais modelos de negócios 100% focados na formalidade, o mercado tem um futuro garantido”, pontua o CEO do Organomix.

Serviço

Site: www.organomix.com.br

Televendas: (21) 3613 – 9060

E-mail para ser um produtor parceiro: parcerias@organomix.com.br

Loja física: CasaShopping, Bloco P, Subsolo – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Por Jéssica Silvano – OrganicsNet/CI Orgânicos – Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)

Veja outras matérias similares:

Organomix inaugura complexo gastronômico no Rio de Janeiro

Startup lança aplicativo para venda de orgânicos em SP

A tecnologia como aliada do comércio orgânico

 

Tags:
, ,