OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Projeto de lei institui a Política Nacional de Agricultura Urbana

05/01/2018
Agricultura familiar certificada pela ABIO (certificação participativa) em Teresópolis, Rio de Janeiro. Foto: Sylvia Wachsner

Agricultura familiar certificada pela ABIO (certificação participativa) em Teresópolis, Rio de Janeiro. Foto: Sylvia Wachsner

Tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, projeto de lei que institui a Política Nacional de Agricultura Urbana.  A proposta permite que o governo federal possa apoiar os municípios na definição de áreas aptas ao desenvolvimento de agricultura urbana comunitária e individual, bem como auxiliar as prefeituras na prestação de assistência técnica e viabilizar a aquisição de produtos para os programas governamentais de aquisição de alimentos e a alimentação escolar.

São objetivos da proposta:  ampliar a segurança alimentar e nutricional das populações urbanas vulneráveis; propiciar a ocupação de espaços urbanos ociosos; gerar alternativa de renda e de atividade ocupacional à população urbana; e articular a produção de alimentos nas cidades.

Ainda esta política visa estimular o trabalho familiar, de cooperativas, de associações e de organizações da economia popular e solidária voltado para a agricultura urbana; promover a educação ambiental e a produção orgânica de alimentos nas cidades; e difundir o uso de resíduos orgânicos e de águas residuais das cidades na agricultura.

Importante esclarecer que a agricultura urbana é a atividade agrícola e pecuária desenvolvida nos limites da cidade e integrada ao sistema ecológico e econômico urbano, destinada à produção de alimentos e de outros bens para o consumo próprio ou para a comercialização em pequena escala. A agricultura urbana deverá atender também às exigências estabelecidas nas legislações sanitária e ambiental pertinentes às fases de produção, de processamento e de comercialização de alimentos.

O governo federal, em articulação com os Estados e os Municípios, empreenderá várias ações para a consecução dos objetivos previstos nesta lei.

Leia a noticia completa, fonte: Aqui Acontece

 

Tags:
, ,