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Nozes e Superfoods, as principais tendências alimentares da Biofach 2018

06/03/2018
Imagem: Reprodução/Internet

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Uma série de novas tendências no setor de bebidas e alimentos orgânicos e naturais foram apresentadas na Biofach 2018, a maior feira de alimentos orgânicos do mundo, realizada em Nuremberg (Alemanha). Entre os destaques estavam caju, nozes, amendoim, castanhas do Brasil e amêndoas.

Outros alimentos também ganharam destaque. Sementes e grãos, como sementes de chia, cânhamo, quinoa, arroz, gergelim e sementes de abóbora fizeram sucesso na feira. O pesto de semente de abóbora apresentado pela empresa austríaca Georg Thalhammer – Gesundes Von Feld und Wald foi o vencedor no stand de novidades, na categoria de produtos de supermercados, lanches e doces. Além desses, a beterraba continua aparecendo como uma tendência alimentícia importante.

Entre as frutas, cocos, tâmaras secas e figos foram as mais encontradas na feira, sendo o coco muito utilizado em bebidas.

Outra forte tendência apresentada na feira foram os chips de banana e produtos feitos a partir da fruta, cobertos com chocolate. A empresa Tree Life, das Filipinas, levou além de lanches com banana, adoçantes feitos a partir do óleo de coco.

Agave com inulina, um tipo de fibra solúvel derivada de plantas, foi a grande novidade no setor de adoçantes. A mexicana Iidea Co apresentou o seu novo xarope orgânico de agave verde com clorofila. Já a Sipal Partners of Belgium apresentou seus edulcorantes de aveia.

No setor de especiarias, a cúrcuma foi o destaque, sendo utilizada em vários tipos de alimentos, chás e bebidas variadas.

Barras de chocolate, com alto teor de cacau, foram apresentadas em receitas com frutas, especiarias e sementes. O chocolate orgânico da marca equatoriana Pacari foi o destaque da feira nesse setor.

No setor de Superfoods andinos e amazônicos, Bolívia, Peru e Canadá foram os líderes, com amendoins, amêndoas nativas, cacau cru, camu camu, chia, quinoa e batata yacon, sendo usados não só em alimentos, mas também em cosméticos.

Outros produtos de destaque na feira foram as barras veganas de frutas e nozes, com amêndoas e avelã. A canadense MadeGood lançou sua nova barra orgânica de frutas e nozes, a Brasil Nut, reafirmando a tendência da Biofach ‘nut‘.

A proteína foi apresentada em forma de barras de proteínas veganas, proteína de cânhamo em pó e barras de proteína de sementes de abóbora.

No setor vegano, foram apresentados novos produtos, como sorvete de vegetais com base de leite de caju. Além disso, lições de culinária vegana foram ensinadas na feira.

A Biofach 2018 foi realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Participaram do evento 3.218 expositores, sendo 275 deles participantes da VIVANESS, evento paralelo que ocorre dentro da feira. Mais de 50 mil visitantes, de mais de 134 países, passaram pelo evento.

Matéria traduzida e adaptada por Jéssica Silvano.

Fonte: Organic & Wellness News

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