OrganicsNet nas redes sociais:


 

Coopernatural

Cooperativa leva para a Bio Brazil Fair a única cerveja orgânica do país

29/05/2018

Foto: Sylvia Wachsner

Com a ideia de aproveitar a cevada que era destinada apenas à alimentação animal, depois enviada à maltaria, a Cooperativa Vida Natural (Coopernatural) inovou, e criou a mais recente cerveja orgânica nacional, sob a marca Stein Haus. A cooperativa lidera um projeto de agricultura orgânica no Brasil localizado no município de Picada Café, a 80 km de Porto Alegre. A Coopernatural é um dos 10 empreendimentos selecionados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio de chamada pública, para participar da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. A feira acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 6 a 9 de junho.

Formada por pequenos agricultores familiares, criada em meados dos anos 2000, a empresa é constituída por cinco agroindústrias para processar sucos, geleias, grãos, vinho e atualmente, processa 2,5 mil litros mensais de quatro tipos de cerveja: Pielsen, Ipa, German Pilsen e Doppel Weizenbier. Além do Sul, a Stein Haus é encontrada no Rio de Janeiro e São Paulo.

Em agosto de 2001, um grupo de agricultores se reuniu para assistir uma palestra promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) sobre agricultura e agroecologia, e deste grupo, onze produtores rurais fundaram a Associação Vida Natural.

A Coopernatural, desde o seu nascimento, vem participando de feiras e assim, passaram por três anos de transição do convencional ao orgânico. Após esse tempo requereram a certificação de produção orgânica e outros selos como o da agricultura familiar.

O diretor-presidente da cooperativa, Ricardo Edson Fritsch, 48 anos, que é filho de agricultores familiares, ele próprio um agricultor familiar, administra a cooperativa e comemora a ida à oitava edição da feira. Há seis, a Coopernatural participa ativamente.

Nessa edição a Coopernatural está levando para apresentar na Bio Brazil a única cerveja orgânica do país, produto da agricultura familiar e com certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) e o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf).

“Nós desejamos que o consumidor saboreie os produtos antes de abri-los e para conseguir isso é necessário muito mais que comércio. Cultivamos nossas lavouras e nossos pomares, mas a nossa meta principal é cultivar a amizade que criamos com as lojas e consumidores. E com certeza, a nossa dedicação é transmitida pelo lojista ao consumidor. É isso que nos dá o prazer pessoal de participar desta cadeia. Firmamos relações prazerosas e sadias, sejam elas entre nós e a natureza, sejam elas entre nós e nossos consumidores através das pequenas lojas e essa é a melhor oportunidade de mostrar a nossa produção ao público certo neste momento”, alega.

Bio Brazil Fair

A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é hoje a plataforma oficial do mercado de produtos orgânicos na América Latina. Reúne desde empresas líderes de mercado até pequenos produtores. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) apoiará 10 empreendimentos selecionados por meio de chamada pública para participarem do estande coletivo da pasta.

Cada empreendimento terá um espaço preparado para expor, negociar e vender os produtos, além de um catálogo de apresentação comercial e acompanhamento técnico para abertura de novos mercados. Todos os empreendimentos atenderam aos critérios de possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e produtos com certificação orgânica reconhecida pela legislação. “A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é uma ótima oportunidade de comercialização para os agricultores familiares. O evento funciona como vitrine para alavancar as vendas do setor, além de fortalecer e reconhecer a agricultura familiar”, afirma o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac.

Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são: Fazenda Bacuri, Coopeg Coopfam, Coopavam, Cootap, Weber Haus, Agroverde, Cooperacre e Comapi.

Mais informações sobre a feira em https://bit.ly/2xpnhoX.

A Coopernatural é parceira da rede OrganicsNet. Para saber mais, acesse a página da empresa em nosso site clicando aqui. 

Fonte: Massa News

Veja outras matérias similares:

SteinHaus: a cerveja orgânica brasileira

Stein Haus produz a única cerveja orgânica artesanal certificada no Brasil

Quatro marcas mais conhecidas de orgânicos são da rede OrganicsNet

 

Tags:
, , , , , ,