OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

IBD aprova primeiro adjuvante sustentável para a agricultura orgânica

31/10/2018

Imagem: Divulgação

A Momentive acaba de lançar mais uma solução inovadora no mercado agrícola brasileiro: o Silwet* ECO, primeiro e único adjuvante aprovado pelo IBD, órgão certificador de insumos para cultivo orgânico no País.

Trata-se de um superespalhante, que traz inúmeras vantagens para o agricultor, como maior rendimento e facilidade no manejo do produto, redução dos custos operacionais, economia de água, resistência à chuva, entre outras.

O Silwet* ECO maximiza a cobertura de pulverização em até 10 vezes, com uma única aplicação, na comparação com um adjuvante convencional. “Com isso, é possível eliminar até 70% do volume de água aplicado em razão da maior cobertura proporcionada pelo adjuvante em toda a superfície, contribuindo para a sustentabilidade do Meio Ambiente”, explica Marcos Belle, gerente de Marketing de Agricultura da Momentive na América Latina.

O executivo acrescenta que essa economia de água, associada à melhor performance do tratamento, otimiza os custos e ainda diminui os impactos ambientais da pulverização agrícola. Outra característica do produto é a baixa formação de espuma, resultando em menos desperdício.

Devido a sua composição à base de um silicone modificado, que reduz significativamente a tensão superficial, o adjuvante possibilita grande cobertura foliar e rápida penetração vegetal, o que torna o tratamento resistente à chuva em poucos minutos após a sua pulverização.

Essa característica também proporciona maior rendimento, já que é possível aumentar a área tratada com o mesmo tanque de pulverização. “Como resultado, o agricultor alcança a máxima eficiência dos componentes ativos da mistura aplicada e, ao mesmo tempo, economiza tempo e obtém ganhos operacionais”, destaca o executivo da Momentive.

Com a otimização no processo de pulverização, há ainda a redução da circulação do veículo pela propriedade e, consequentemente, dos custos com mão de obra e combustível. “A diminuição do tráfego possibilita ainda menor compactação do solo, fator relevante para o desenvolvimento dos cultivos”, acrescenta Marcos Belle.

O Silwet* ECO também está na lista dos produtos certificados pelo Organic Materials Review Institute (OMRI), um instituto global que assegura a adequação de produtos para fabricação, manuseio e processamento orgânico.

Atualmente, o adjuvante é comercializado pelo distribuidor Rizobacter.

Fonte: Matéria feita com informações cedidas pela Assessoria de Imprensa

Veja outras matérias similares:

Aumenta a busca por fertilizantes certificados para agricultura orgânica

Aplicativo auxilia na identificação de inimigos naturais de pragas agrícolas

Novo site ensina como fazer a transição para a agricultura orgânica

 

Tags:
, , , ,