OrganicsNet nas redes sociais:


 

Técnicas

Coleção Transição Agroecológica

30/01/2019

COLEÇÃO TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO DE LIVRO

VOLUME: “ÁGUA E AGROECOLOGIA”

 

Associação Brasileira de Agroecologia – ABA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa

 

A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) se uniram para elaboração de 10 volumes da Coleção Transição Agroecológica. Assim, tornamos pública a chamada para propostas de Capítulos do Volume intitulado “Água e Agroecologia”. O livro será publicado sem nenhum custo para os/as autores/as.

 

Segue uma breve “Orientação Conceitual” da proposta para este Volume Especial:

 

Este volume, busca contribuir com a sistematização e reflexãopertinentes às interações entre as temáticas da Água na perspectiva da Agroecologia e suas implicações enquanto campo científico, as construções sócio-políticas, práticas socioculturais e produtivas nos agroecossistemas. Ao longo da constituição da vida na Terra e da história da humanidade a presença, disponibilidade e acesso à água tem sido determinante para organização dos sistemas ecológicos e da sociedade. Este recurso básico para os processos de produção de alimento e organização da vida se constitui em elemento fundamental para o desenvolvimento da ciência, de práticas, técnicas e tecnologias, além de distintas formas de organização e gestão social dos recursos naturais para a produção de alimentos e vida nos contextos socioambientais do rural brasileiro.

 

Assim, as condições de clima e suas implicações para a disponibilidade e dinâmica da água interferem na gênese e ecologia dos ambientes naturais, processos edáficos e dinâmica os processos produtivos nos agroecossistemas. Nos biomas do Brasil e da Terra, em seus diferentes contextos sociais e ambientais manifestam-se uma grande diversidade das práticas socioprodutivas e organizativas de base agroecológicas que conservam e ampliam o potencial produtivo da água enquantorecurso natural. Também tem sido evidenciadas pesquisas com diferentes enfoques perpassando dimensões produtivas, ambientais, tecnológicas, econômicas, sociais, educativas, políticas, culturais, dentre outras. Nestas, destacam-se o protagonismo de agricultores e agricultoras familiares e comunidades tradicionais, organizações públicas e da sociedade civil em suas experiências, uso dos recursos e saberes produzidos. Assim, este volume buscará evidenciar em seus diferentes capítulos os avanços e desafios da construção do conhecimento, sistematização e socialização em torno das relações socioprodutivas da água no âmbito da agroecologia em suas diferentes dimensões.

 

Normas:

Poderão ser encaminhadas propostas envolvendo estudos tratando de experiências concretas e trabalhos teóricos desenvolvidos no âmbito de instituições de ensino, pesquisa, extensão, intervenção sociotécnica, e organizações da sociedade civil.

 

Enviar resumo simples com cerca de 500 palavras, relatando o que pretende desenvolver no capítulo, como tema, autoria dosproponentes, link para o currículo lattes dos autores, além de objetivo, metodologia utilizada, principais resultados e até 5 palavras-chave. Após envio dos resumos, os editores deste volume irão selecionar as propostas cujos textos irão compor a obra a partir da sua aderência à proposta da ABA/EMBRAPA. Os textos definitivos deverão ser redigidos em português ouespanhol e conter até 25 laudas, incluindo referências bibliográficas e figuras. As contribuições devem ser enviadas para o seguinte e-mail: sertaoagroecologico@gmail.com

 

Ao enviar o e-mail, os proponentes devem identificar o assunto da mensagem e o arquivo da seguinte forma: ÁGUA-AGROECOLOGIA-CTA_Nome do Primeiro Autor. Água-Agroecologia identifica o volume, CTA é a sigla do nome da coleção e por fim o nome do primeiro autor do trabalho.

 

Serão consideradas a originalidade das propostas e histórico de atuação dos proponentes nas referidas temáticas e proposta apresentadas através de consultas realizadas aos currículos destes junto à Plataforma Lattes.

 

CALENDÁRIO DA CHAMADA Etapa/Prazos:

–  Divulgação da chamada: a partir de 19/01/2019

–  Envio de resumos: até 20/03/2019

–  Divulgação dos resumos aprovados: até 30/04/2019

–  Entrega dos textos completos/Início da Revisão pela Equipe de Editoração30/06/2019

 

Coordenação da Chamada:

Helder Ribeiro Freitas – Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – CVT/NEA/NUSAN Sertão Agroecológico – Universidade Federal do Vale do São Francisco – PE

Irene Maria Cardoso – Associação Brasileira de Agroecologia – ABA/Universidade Federal de Viçosa – UFV – MG

Paola Cortez Bianchini – NEA Semiárido – Pesquisadora da EMBRAPA Semiárido

 

Tags:
,