OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Jeff Bezos investe em empresa chilena que faz maionese vegana

13/03/2019

O primeiro investimento na América do Sul da Bezos Expeditions, fundo familiar do fundador da Amazon, Jeff Bezos, será no Chile, na  NotCo,  uma empresa dedicada a criar produtos à base de plantas, através de software de machine learning que analisa dados moleculares para garantir sabores e texturas dos alimentos. Seu maior sucesso é a NotMayo, maionese 100% vegana que chamou a atenção de Jeff Bezos e fez com que a empresa recebesse US$ 30 milhões do magnata.

Além do condimento, a empresa produz também o NotCheese, NotMilk e NotYogurt, alimentos que tradicionalmente levam ingredientes de origem animal. Apesar dos produtos, a empresa trata como seu principal ativo o programa Guiseppe, que tem base de dados de sete mil plantas e utiliza inteligência artificial para encontrar fórmulas para criar comidas plant-based. A maionese da marca, por exemplo, é feita baseada na molécula do grão-de-bico.

O que chamou a atenção dos americanos foi a expansão do negócio. Os primeiros produtos da marca chegaram as prateleiras do Chile em 2017. Hoje, a NotCo detém 10% do market share de maionese do país, o nono que mais consome o produto per capta no planeta. Outro dado que chama a atenção é que 92% dos consumidores da NotMayo não é vegano. No Brasil, a marca já fechou acordo com a rede Pão de Açúcar, que começará a vender seus produtos ainda em março deste ano.

Mais do que apostar em um produto promissor, Bezos vê a NotCo como mais um ativo para suas redes de supermercados. A Amazon atualmente controla a Whole Foods (com proposta de produtos orgânicos), a Amazon Go (sem caixas eletrônicos) e recentemente anunciou uma nova rede, que vai começar ainda este ano. Investir na empresa chilena é adicionar um novo produto exclusivo para suas lojas. A expectativa é de que os produtos da NotCo apareçam inicialmente no Whole Foods já no primeiro trimestre de 2020.

Fonte: Istoé Dinheiro

 

Tags:
, , , ,