OrganicsNet nas redes sociais:


 

Notícias

Chamada do IFOAM-Organics International para revisão dos requisitos da Certificação em Grupo

08/04/2019

A certificação em grupo é a abordagem mas utilizada nos países em desenvolvimento para a certificação orgânica de pequenos agricultores no mundo.

Ela é realizada através de Sistemas de Controle Interno (ICS), que permitem que as entidades certificadoras deleguem para um órgão específico,  a inspeção anual dos membros do grupo.

Os requisitos internacionalmente harmonizados de como a certificação em grupo é praticada foram desenvolvidos no início deste milênio, graças a um processo internacional multipartido, facilitado pela IFOAM. Esses requisitos foram subsequentemente adotados pelos  regulamentos orgânicos e também podem ser encontrados nos Requisitos de Acreditação da IFOAM. Além disso, a certificação em grupo é praticada em outros esquemas socioambientais, como o comércio justo, as certificações UTZ-Rainforest Alliance ou FSC.

Após 15 anos de implementação, há lições a serem aprendidas sobre a eficácia dos atuais requisitos de certificação de grupo e onde eles poderiam ser melhorados. O instituto suíço de pesquisa FiBL concluiu um estudo sobre o assunto, destacando algumas conclusões importantes.

Ifoam vai abrir, nas próximas semanas, um processo de consulta com múltiplos interessados ​​para revisar, harmonizar e refinar os requisitos de certificação do grupo.

Os  interessados em participar devem entrar em contrato pelo e-mail: ogs@ifoam.bio, indicando seu nome, organização e país.

Fonte: Ifoam

 

 

Tags:
,