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NutrirOrgânicos é um caso de sucesso conectando produtores e clientes

28/12/2019

Nutrir, captura de página

Comercializando mais de seis milhões de itens ao ano produzidos em cerca de três milhões de metros quadrados, A NutrirOrgânicos, parceira da rede OrganicsNet, é uma plataforma de compra e venda de produtos orgânicos 100% online e um caso de sucesso do segmento.

Fundada por Renan Ordonhes, em Botucatu no interior de São Paulo, a 200 quilômetros da capital, a empresa surgiu após perceber uma dificuldade na comunicação entre produtores e clientes. Ordonhes se juntou a seu sócio, Denis Corazza, que contava com anos de experiência na Fazenda Takaoka, e começaram a parceria primeiramente como consultores. Denis e Renan não divulgam o faturamento, mas afirmam que nos últimos anos o crescimento esteve na casa de 18% ao ano

“Iniciamos o trabalho como representantes comerciais e consultoria para o agricultor familiar orgânica, esse trabalho começou motivado alguns fatores como a lacuna na comunicação entre produtor e clientes e a dificuldade de comunicação do produtor, por estar em áreas muitas vezes sem sinal ou internet”, explica Corazza.

Ele também enumera fatores como a dificuldade na elaboração do planejamento de plantio, por conta da falta de informação de mercado, as dificuldades no setor de compra e alguns limitadores de mercado por conta de variáveis como logística, preço, qualidade e classificação.

Market place

Nutrir, site

Foi aí, então, que Renan Ordonhes criou um market place (loja virtual), plataforma sistêmica para apresentação dos produtos orgânicos integrada a meios de pagamento, vendas e distribuição, com o objetivo de aproximar os produtores, na sua grande maioria produtores familiares, dos compradores de orgânicos (distribuidores, hortifruti, redes de supermercados etc) em todo o território brasileiro.

A loja da NutrirOrgânicos exibe a disponibilidade de todos os produtores para as entregas da semana, diariamente os nossos produtores parceiros atualizam suas disponibilidades e datas de entrega. O cliente pode filtrar sua compra por localização e produtor de sua escolha Tal ação fez com que os negócios expandissem muito, hoje são 400 clientes e produtores parceiros da Nutrir.

“Esse é o nosso diferencial. Nos dedicamos na formatação de uma plataforma dedicada para produtos perecíveis. Vendemos o produto que está no chão da roça e não estoque, com isso aumentamos a qualidade e o shelf life (validade) dos produtos para as gôndolas dos clientes, minimizando perdas e prejuízos”, conta Corazza.

Indústria 4.0

Também foram mapeadas todas as informações que decorrem desde a oferta do produtor, passando pela logística, recebimento do cliente, e indo até seu pagamento. Com isso, a Nutrir não se tornou somente uma loja online, como também uma empresa que oferece tecnologia, conhecimento e ampla experiência em soluções de tecnologia da informação, com foco nas tecnologias da Indústria 4.0.

“A nutrir também é dedicada a verticalizar a informação do setor, possibilitando o acesso a informação para melhores tomadas de decisões tanto para base produtiva, quanto para a base distribuidora”, ressalta Denis Corazza.

“A plataforma possibilita ao produtor a facilidade de uma vitrine de venda, facilidade nos seus controles e suas cobranças, processos automatizados, além de uma equipe pronta para auxiliá-los. Sem contar claro, com um entreposto em São Paulo, muito bem localizado para o setor, que possibilita que muitos pequenos produtores alcancem canais de vendas antes inalcançáveis”, completa.

Fonte: Nutrir Orgânicos, revista A Lavoura

 

 

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