OrganicsNet nas redes sociais:


 

Técnicas

Marco Referencial em Agroecologia – Embrapa

08/07/2020

Com o lançamento deste Marco Referencial em Agroecologia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sinaliza um movimento de renovação que se alinha com expectativas criadas por parcelas significativas da sociedade civil do meio rural brasileiro mobilizadas em torno da defesa da produção de base familiar. Se há alguns anos a Agroecologia se apresentava distante dos debates sobre desenvolvimento rural, atualmente goza de crescente reconhecimento público.

Essa evolução explica-se pelo fato de que dinâmicas sociais de inovação agroecológica em curso, nas várias regiões do País, não tiveram que esperar pela construção de sua credibilidade no mundo acadêmico para que pudessem se desenvolver e demonstrar seus benefícios para a vida de populações rurais historicamente marginalizadas e para a conservação dos ecossistemas em que elas vivem e produzem. É nesse sentido que podemos falar em Agroecologia tanto como enfoque científico quanto como movimento social.

Como ciência, ela vem sendo sistematizada desde a década de 1980, dotando os então denominados movimentos de agricultura 16 alternativa de maior consistência conceitual e metodológica. Como movimento social, tem permitido trazer para o debate público a questão do poder da ciência sobre o desenvolvimento da sociedade, realçando o caráter eminentemente político que há por trás das opções entre diferentes modelos tecnológicos empregados na agricultura.

Clique na imagem abaixo e confira Marco na íntegra:

Fonte: Embrapa

 

Tags:
, , ,