OrganicsNet nas redes sociais:


 

Formulário OrganicsNet TECPAR


1.  Quais são os padrões e normas empregados pela TECPAR para certificar alimentos, cosméticos, ingredientes para o solo, inseticidas orgânicos, plantas ou qualquer outro produto?

Regulamento para Certificação de Produtos Orgânicos do Tecpar.
Produção e Processamento de Produtos Orgânicos.
Sistema de Alimentãção de Produtos Orgânicos;
Sistema de Comercialização de Produtos Orgânicos.
Padrão MAPA-Ministério da Agricultura

2.  Vocês oferecem algum outro tipo de certificação ou somente para os produtos orgânicos – do tipo selo social, Eurepgap, Identify preserved, por exemplo?

GlogalGap, PIF (Produção Integrada de Frutas, Maçã, Pêssego, Banana, Uva, Citros e Mamão); Soja Não-OGM, Certificação Florestal CerFlor e Cadeia de Custódia (Para Florestas Nativas e Plantadas).

3.  Como dever ser feito o processo de cadastramento e qual o custo para obter a certificação?

O cadastramento pode ser realizado através dos questionários disponíveis no site do Tecpar Cert www.tecpar.br/cert e os custos são apresentados através de uma proposta técnica comercial a partir da análise crítica do questionário.

4. Algumas certificadoras colocam um número ao lado do selo de certificação.  A que se refere esse número:  número do produtor, da agroindústria, número do produto?

Não usamos o n.° apenas para o selo inmetro que são numerados, identifica a ratreabilidade do produto, produtor, talhão, empresa e ano da safra.

5. Qual a validade dos certificados? Os certificados têm só validade nacional ou também internacional?  A certtificação da sua empresa possibilita aos produtores ter acesso a que mercados? Estados Unidos, Japão, Europa?

A validade dos nossos certificados depende do programa, para orgânicos, PIF são anuais. Orgânicos apenas nacional, mas estamos em processo de acreditação internacional norma IFOAM.

6.  A certificação da TECPAR é nacional ou se restringe apenas a alguns estados?

Nacional.

7.  Vocês certificam qualquer produto ou se especializam em algum em específico? E, ainda, certificam qualquer tipo de produtor seja ele pequeno ou médio, ou somente grandes commodities?

Todos.

 

Notícias sobre Certificação

Tecpar amplia certificação de orgânicos no País

O Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) ampliou sua atuação na certificação de produção de orgânicos no Brasil em 2019. Atualmente 615 produtores rurais de sete estados têm a certificação de orgânicos concedida pelo TECPAR Certificação.

Brasil é pioneiro na certificação participativa de orgânicos

O método de certificação participativa dos alimentos orgânicos utilizado no Brasil inclui agricultores que não entrariam no processo usual de certificação por conta de preço, metodologia e burocracia. O Sistema Participativo de Garantia (SPG) é um processo originariamente brasileiro, que pretende democratizar o acesso dos consumidores e agricultores aos alimentos orgânicos e serve de exemplo para países como Uruguai, Bolívia, Costa Rica e Chile. 

Brasil está à frente do mercado de orgânicos na América Latina

Grupo Ecocert, líder global na certificação destes produtos para agricultura e cosméticos, apresenta tendências do setor no evento mais importante da área, a Bio Brazil Fair.

Paraná Mais Orgânico alcança a marca de 900 certificações

O balanço foi apresentado nesta semana, na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. Os números projetam o Paraná como um dos estados que mais possuem propriedades certificadas. Neste ano, o Programa completa 10 anos de atividade com 1.844 visitas em propriedades rurais e 789 estudos de casos desenvolvidos.