Consumo responsável


Consumir de forma responsável significa transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Significa também adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

O consumo consciente é um movimento social crescente. Cada vez mais pessoas baseiam suas decisões de compras no efeito ou impacto do produto no meio ambiente, na saúde e na sociedade. Por esse impacto, devemos entender todo o ciclo de vida dos produtos, desde a extração, a geração de resíduos em sua fabricação e processamento, das relações éticas de trabalho, até o decarte e reciclagem. Também compreende a importância das decisões e ações individuais no processo de transformação da sociedade.

Empresas que poluem o meio ambiente, praticam trabalho escravo ou mantém atitudes anti-éticas possuem cada vez menos espaço no mercado, são penalizadas pela sociedade civil, seja através de multas seja através de boicote. O entendimento da importância da responsabilidade social e ambiental está crescendo em nossa sociedade.

Isto é, cada vez mais buscamos consumir produtos benéficos à nossa saúde, ao meio ambiente e às relações sociais.

E os produtos orgânicos desempenham um papel fundamental no ciclo dos produtos éticos.

O sistema de produção orgânica valoriza o meio ambiente e a biodiversidade. Trabalha o solo, a água e os recursos naturais de forma responsável. Não usa substâncias tóxicas e poluentes. Desenvolve práticas éticas nas relações produtivas e sociais. Valoriza a sustentabilidade.

Ao consumir produtos orgânicos, você está beneficiando não apenas a sua saúde e qualidade de vida, mas também o meio ambiente e o futuro das próximas gerações.

O mais importante é estar bem informado. A partir do conhecimento podemos tomar decisões corretas. É fundamental saber como identificar os produtos eticamente corretos. No setor de orgânicos, toda a rotulagem de produtos passa por um critério rigoroso de identificação.

 

Por que consumir orgânicos?

O OrganicsNet publicou uma cartilha direcionada à conscientização do consumidor com informações sobre exposição a pesticidas e os benefícios dos alimentos orgânicos, incluindo dados nutricionais.

Veja a cartilha em PDF

Rotulagem de orgânicos

A SNA publicou uma cartilha com diversas instruções e esclarecimentos sobre a rotulagem de produtos orgânicos. Direcionada tanto a produtores como consumidores, foi elaborada por Sergio Henrique Soares, especialista da FGV com pós-graduação em Direito do Consumidor.

Veja a cartilha em PDF

Alimentos Orgânicos

Veja o folder de Alimentos Orgânicos que explica o que são orgânicos, como são produzidos, identificados e certificados.

Folder em PDF

Veja mais

10 Motivos para consumir orgânicos

Está em dúvida sobre as vantagens dos orgânicos? Selecionamos 10 motivos para você ter certeza dos benefícios de consumir orgânicos

 
Comunidade
Notícias
Entre em contato!
Acompanhe também:

 

OrganicsNet. Av. General Justo, 171 - 7° andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Telefone: +55 21 2282 5157