OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Observatório Orgânico

Organics projeta crescimento do setor de até 30% em 2018

Em 2018, o Brasil terá crescimento em torno de 20% de novos produtos e caso a cadeia animal se desenvolva poderá chegar a 30%, indica diretor da Organics.

Cosméticos naturais e orgânicos: controvérsia em torno da nova norma

A norma ISO 16128 foi criada com o objetivo de harmonizar, a definição de produtos cosméticos orgânicos e naturais e de seus ingredientes. No entanto, empresas privadas pioneiras no ramo de certificação na Europa contestam vários aspectos do texto

Projeto de lei institui a Política Nacional de Agricultura Urbana

Tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, projeto de lei que institui a Política Nacional de Agricultura Urbana. A proposta permite que o governo federal possa apoiar os municípios na definição de áreas aptas ao desenvolvimento de agricultura urbana comunitária e individual.

Produção de alimentos orgânicos chega a quase um 1 mi/hec

Veja o vídeo com diversas entrevistas de produtores de alimentos orgânicos.

Cooperativa pernambucana participará da maior feira de orgânicos do mundo

A Coodapis representará o Nordeste brasileiro na maior e mais importante feira do setor de orgânicos do mundo, a Biofach, que acontecerá em fevereiro de 2018 em Nuremberg (Alemanha). Este é o sexto ano em que a cooperativa embarca nesse ambiente de negócios onde profissionais e produtores orgânicos apresentam as últimas tendências internacionais do setor.

Orgânicos: pequenas sementes que produzem grandes resultados

Um infográfico criado pela Organic Trade Association (OTA), associação comercial da comunidade de alimentos orgânicos nos Estados Unidos da América, mostrou os números e os resultados dos investimentos do país nesse setor. De Kentucky à Califórnia, famílias, agricultores e empresas vêm optando pelos alimentos orgânicos.

Chocolate orgânico equatoriano é considerado o melhor do mundo

O chocolate produzido pela Pacari já recebeu mais de cem prêmios em todos os campos e, em outubro, teve a premiação de melhor chocolate em barra do mundo renovada pelo segundo ano, em Londres, no International Chocolate Awards.

Startup lança aplicativo para venda de orgânicos em SP

O Plural Bio é o primeiro aplicativo de São Paulo para compra de produtos orgânicos diretamente dos produtores. Além do delivery com preços competitivos, o aplicativo traz conteúdo sobre saúde e sustentabilidade.

Artigo analisa o desempenho da agricultura orgânica

A agricultura orgânica tem sido proposta, frequentemente, como uma alternativa mais sustentável à agricultura convencional atual. Um artigo recente fez uma análise sobre os custos e benefícios da agricultura orgânica em múltiplas dimensões, tais como produção, impactos para o meio ambiente e consumo.

Agroecologia aponta alternativas e novos caminhos para os sistemas convencionais

Com problemas cada vez mais complexos e de soluções caras, os sistemas tradicionais de cultivo têm buscado em métodos naturais alternativas para o controle de pragas e doenças.

Jovens trocam o escritório pelo campo nos EUA

Nos Estados Unidos, tendência de comprar orgânicos localmente fortalece interesse dos jovens pela agricultura.

UE discute novo marco regulatório de orgânicos

A União Europeia (UE) pretende modificar o marco regulatório que rege a produção e a venda de produtos orgânicos no bloco. A Alemanha, segundo maior mercado orgânico do mundo, estaria tentando resistir à aprovação.

Maior feira internacional de alimentos do mundo confirma tendências sustentáveis

Anuga, o evento alimentar mais significativo do mundo e que acontece a cada dois anos na região da Cologne (Alemanha), fechou a sua 34ª edição realizada no último mês, com 7.405 expositores de 107 países. No evento, compareceram 165 mil visitantes comerciais, vindos de 198 países.

Rogério Dias fala sobre o avanço da produção orgânica no país

Em recente entrevista concedida à jornalista Antônia Márcia Vale, para o programa Agenda Econômica da TV Senado, Rogério Dias, diretor da Associação Brasileira de Agroecologia, falou sobre a ascensão da agricultura orgânica no país.

DF regulamenta política de agroecologia e produção orgânica

O decreto, assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg, cria uma câmara setorial para elaborar um plano de fomento e organizar o setor. Também foram anunciados repasses para a agricultura, em um valor total de R$ 5,8 milhões.

A tecnologia como aliada do comércio orgânico

Em Foz do Iguaçu, agricultores que investem no cultivo orgânico vendem seus produtos pelo celular, através de um grupo de compras online.

Presidente do Instituto Akatu fala sobre as tendências de consumo alimentício no Brasil

Em recente entrevista, Helio Mattar, do Instituto Akatu, falou sobre alimentos sustentáveis e fez uma análise sobre o impacto das escolhas dos consumidores brasileiros para o meio ambiente.

Briga bilionária opõe alimentos orgânicos e hidropônicos

O Comitê Nacional de Padrões Orgânicos, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, decidiu manter o direito de uso do rótulo de orgânicos para o sistema de cultivo em hidroponia, no qual as plantas crescem sobre uma solução aquosa de nutrientes.

Nos EUA, grãos orgânicos viram tendência e pagam mais

São cerca de 12.000 fazendas de proprietários com algum tipo de produção orgânica nos Estados Unidos, sendo que seis mil fazendas de locatários também possuem produtos com certificação orgânica.

Grupo Balbo, criador da Native, é referência em agronegócio sustentável

Native Alimentos é o principal empreendimento de agricultura orgânica do Brasil e o maior produtor de açúcar orgânico do mundo, com 21.600 hectares de áreas de manejo certificado.

Supermercados passam a rastrear hortigranjeiros através do programa Rama

Desenvolvido desde 2006 a partir da demanda de órgãos de defesa do consumidor, o Rama apenas foi efetivado cinco anos mais tarde e conta hoje com a participação de 47 redes de supermercados no Brasil. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), essa iniciativa facilitará a entrada dos pequenos e médios estabelecimentos no mundo da rastreabilidade.

Conheça a Organic Valley, cooperativa criada por produtores orgânicos

Criada há trinta anos, a Organic Valley é a maior cooperativa independente mundial de produtores familiares orgânicos e um dos maiores produtores e distribuidores de produtos orgânicos, lácteos, soja e ovos dos Estados Unidos.

Seminário debaterá o combate ao desperdício de alimentos

A Embrapa, em parceria com a Delegação da União Europeia e a WWF-Brasil, realizará no próximo dia 31, no Museu de Arte do Rio (MAR), o seminário Sem Desperdício. O evento, que faz parte dos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, será transmitido online pelo canal da Embrapa no Youtube e pelo perfil da iniciativa Sem Desperdício no Facebook.

Fusão de empresas orgânicas cria grupo de R$ 9 milhões

Duas empresas do segmento orgânico decidiram se unir: a Monama, produtora de snacks orgânicos, e a Empório da Papinha, empresa focada em comida para crianças com ingredientes orgânicos. Juntas, as empresas devem fechar 2017 com um faturamento de 9 milhões de reais. Para 2018, a expectativa é chegar aos 15 milhões.

Green Rio e Sebrae promovem seminário sobre gestão sustentável de alimentos

Acontecerá na próxima segunda-feira, 23 de outubro, o seminário Green Rio/SEBRAE “Gestão Sustentável de Alimentos”. O evento, que será realizado no auditório do SEBRAE RJ, contará com a presença dos palestrantes internacionais Carola Strassner e Bent Mikkelsen.