OrganicsNet nas redes sociais:


 

Login Cadastre-se!

Logo Agreco

A Agreco conta com mais de 50 famílias de agricultores, todas instaladas em pequenas propriedades. As agroindústrias rurais de pequeno porte permitem uma maior valorização dos produtos e a ampliação das possibilidades de mercado. Para ampliação e viabilização das iniciativas complementares vem contando com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Contato:

Rua Germano Hermesmeyer 164
888763-000
Santa Rosa de Lima - SC

(48) 3654-0038

agreco@agreco.com.br
www.agreco.com.br

Certificados:

Sobre o Associado


O grupo fundador da Agreco se organizou em torno da atividade de olericultura sem o uso de agrotóxicos e de fertilizantes sintéticos, ocupando uma área cultivada de aproximadamente seis hectares em diferentes propriedades. Desta área, dois hectares eram manejados no sistema de cultivo protegido. A produção semanal era transportada para Florianópolis. Neste processo, adotou-se um sistema de rodízio associado à diversificação de culturas, ficando a produção de mudas centralizada em um único viveiro e a sua distribuição, controlada pela associação.

A necessidade de atender padrões de qualidade estabelecidos pelo mercado motivou o desenvolvimento do Projeto Intermunicipal de Agroindústrias Modulares em Rede, com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.

Hoje, as agroindústrias rurais de pequeno porte já permitem uma maior valorização dos produtos e a ampliação das possibilidades de mercado para a região. Nessa ampliação e na viabilização das iniciativas complementares entrou também como parceiro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Leia on-line entrevista com representante da Agreco, Adilson Lunardi:  Ganhando escala e produção.

História e Filosofia

Em 1991, no Município de Santa Rosa de Lima, um caminho de aproximação entre os que foram para a “cidade” (outros centros urbanos) e os que ficaram no “campo” (o próprio Município como um todo) foi se desenhando pelo congraçamento, através da realização de uma festa, a Gemüse Fest. A partir dela e de reuniões que a seguiram parcerias foram nascendo e se fortalecendo.

Em setembro de 1996, um grupo de agricultores aceitou o desafio feito por um supermercadista, natural do lugar, de produzir hortifrutigranjeiros de forma ecológica. A partir deste fato, buscaram se organizar, contando também com a colaboração de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de técnicos do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura em Grupo (Cepagro) e da Empresa de Pesquisa Agrícola e de Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), além de incentivo do poder público local.

Com uma primeira produção em andamento, em dezembro de 1996, o grupo formalizou-se, criando a Agreco – Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral. Naquela oportunidade, 12 famílias de agricultores, das localidades de Rio do Meio e Santa Bárbara, se reuniram em Assembléia Geral para discutir e aprovar proposta de Estatuto e para constituir a primeira diretoria da Associação.

Adquira os produtos Agrego na loja: AmoraVerde

Galeria de Imagens

 

Novidades

Conheça o frango orgânico da Agreco

Empresa disponibiliza catálogo para melhor visualização de produtos da linha orgânica

Agreco lança novo site

Temos a satisfação de compartilhar em primeira mão o novo site da Agreco.

De olho na Copa: produtores investem em orgânicos de maior valor agregado

Para elevar o faturamento com as vendas externas, a aposta do setor está no desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, já que hoje “nós exportamos, mas os outros que agregam valor”, opina coorderadora do CI Orgânicos.

Veja mais notícias sobre



Casos de Sucesso


Ganhando escala e produção – Agreco

Reportagem da coluna Casos de Sucesso sobre a Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral – Agreco, publicada na revista A Lavoura n° 674 de fevereiro de 2010.

Veja mais casos de sucesso