OrganicsNet nas redes sociais:


 

A Fazenda Tamanduá é responsável pela primeira spirulina orgânica e é 100% brasileira. Empresa possui o desafio de criar uma ilha de desenvolvimento no sertão da Paraíba e mostrar o potencial do Nordeste do Brasil. Objetivo é elaborar e testar no semi árido nordestino técnicas adaptadas bem como divulgar a Agricultura e Pecuária Orgânica, mostrando um outro caminho para atingir a sustentabilidade desta região.

Contato:

Fazenda Tamanduá BR 361 km 12, Zona Rural
58.720-000
Santa Teresinha/PB

(83) 4062-9770

sac@fazendatamandua.com.br
www.fazendatamandua.com.br

Certificados:

Sobre o Associado


A Fazenda Tamanduá esta situada no Município de Santa Terezinha, próximo a cidade de Patos, Estado da Paraíba no Nordeste do Brasil. No sertão das Espinharas, ela se encontra a 7° Sul do equador e a 400 km do litoral e do ponto mais oriental do continente sul americano, a uma altitude média de 240 metros. Sediada no sertão da Paraíba, é desde 2000 o maior organismo agrícola do Nordeste e talvez do Brasil.

O seu clima é característico das regiões tropicais semi-áridas, com chuvas anuais médias de 800 mm. concentradas num curto período de 2 a 4 meses, seguidas por um longo período de estiagem, que pode durar de 8 a 12 meses. Ciclos de secas assolam periodicamente esta região provocando miséria, êxodo rural e violência. As mudanças climáticas globais provocaram uma diminuição sensível das precipitações nestes últimos anos.

História e Filosofia

Como em todo os 800.000 km 2 do Nordeste brasileiro, a caatinga é a vegetação natural que predomina. A palavra “caatinga” vem da língua Tupi, formada pelas duas palavras caa (mato, vegetação) e tinga (branco). Trata-se de um conjunto de formações arbóreo-arbustivas, xerofilas, lenhosas e deciduas, comumente espinhosas. A presença de uma imponente formação rochosa típica do sertão, o “inselberg” denominado Serrote Tamanduá, originou o nome da Fazenda. O tamanduá (tamanduá tetradactyla), mamífero de porte médio, antigamente comum na região, se encontra hoje em via de extinção por causa da caça. Desde 1977 a Fazenda Tamanduá pertence a Mocó Agropecuária Ltda. A palavra “mocó”, que deu origem ao nome da empresa, veio da variedade de algodão arbóreo de fibra longa que chegou a ser cultivado de 1977 até 1984.

A Fazenda tem a maior RPPN do alto sertão e uma atividade de preservação ambiental séria, registrados no IBAMA como Area de Soltura de Animais Silvestres.

Os produtos são certificados como biodinâmicos pela Demeter, representada pelo IBD.

Galeria de Imagens

 

Novidades

Parceria entre FIP e Fazenda Tamanduá contribuirá para formação de Médicos Veterinários diferenciados no mercado

Há 20 anos é desenvolvido esse trabalho na Fazenda Tamanduá. Com isso, é possível perceber que são muitos anos de experiência, colocando em prática o que há de melhor no ramo da pecuária orgânica. Desta forma, o empresário Pierre Landolt falou sobre a parceria e destacou a importância de estudar um meio que está crescendo no mercado.

Fazenda Tamanduá: referência na produção de orgânicos no Sertão da Paraíba

Produtores rurais do Brejo e do Vale do Piancó conheceram a fazenda durante a Feira do Empreendedor 2017. Referenciada pela produção de orgânicos, a propriedade possui hoje mais de 2,7 mil hectares compostos em sua maioria por áreas de preservação ambiental, com corredores naturais de animais silvestres e açudes.

Fazenda Tamanduá agora tem loja online e entrega em todo o Brasil

Além da extensão da sua abrangência, a e-commerce trás como diferencial uma variedade ímpar nos itens oferecidos. Estes vão desde gêneros alimentares até livros e suplementos para praticantes de esportes.

Veja mais notícias sobre