Setor gourmet impulsiona mercado orgânico no País

  No Brasil, cada vez mais estabelecimentos gastronômicos adotam práticas sustentáveis que, além provocar mudanças na gestão e na logística de empreendimentos, afetam o cardápio. Segundo a coordenadora comercial do Festival da Gastronomia Orgânica e Feira de Produtos Orgânicos de São Paulo, Patrícia Bim, o país ganha um destaque neste mercado pela produção de frutas, legumes e verduras, que possuem uma demanda crescente. “Tamanho é o crescimento deste segmento que, neste ano, a expectativa é que o setor movimente R$ 2 bilhões no Brasil”.

avante O programa Avante, elaborado em 2012 pela Ticket, visa educar e estimular os parceiros de empresas e práticas alimentares saudáveis. “Trabalhamos com convênios de Recursos Humanos de nossos parceiros e apresentamos aos colaboradores conceitos e modos de realizar uma alimentação saudável”, explica o gerente de Estratégia e Marketing de Produtos do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) da Ticket, Júlio Zancopé.

 “Hoje a oferta de alimentação não saudável é superior. As empresas sabem que os colaboradores que se alimentam mal tem menor produtividade. Contamos com a divulgação de técnicas em nosso site e também em nossa fan page no Facebook.”, afirma Zancopé, que prevê atender 100% da carteira de clientes da Ticket nos próximos quatro anos.

 O empresário Vinicius Riolli através do seu restaurante Félix Bistrot, adota práticas sustentáveis como reutilização da água das chuvas e explica sobre a dificuldade em relação ao cardápio sustentável: “A cultura é pouco divulgada no que tange à gastronomia. O ‘orgânico’ precisa ser trabalhado. As pessoas adotam a ideia do politicamente correto, mas em alguns momentos não utilizam o modo correto. A sociedade tem que refletir sobre essa importante discussão”, afirma Rioli.

 No último mês de setembro, a casa, há 16 anos no mercado, adotou um menu sustentável, com aceitação estimada em 10% do público frequentadordo local. “Nossa proposta é trabalhar com hortaliças plantadas em nossa área, sendo levadas frescas para a mesa do cliente”, finaliza.

 

Fonte: DCI

Share your thoughts