SP – AAO promove curso de Introdução a Agrofloresta com foco em horticultura

web-agrofloresta (1)

Imagem: AAO

A Associação de Agricultura Orgânica – AAO, em parceria com a Simbiose e o Mutirão Agroflorestal, promovem em setembro um final de semana de Introdução a Agrofloresta com foco em horticultura. O curso será ministrado por Patrícia Vaz e Namastê Messerchmidt.

Agroflorestas consistem na união de culturas agrícolas com espécies arbóreas. São sistemas agrosustentáveis de produção que recuperam os solos e a biodiversidade.

As árvores utilizadas nessa estratégia também podem ser de espécies de importância econômica. Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, permitem aos agricultores oferecer produtos agrícolas e florestais, incrementando a geração de renda das comunidades.

A Associação de Agricultura Orgânica – AAO é uma organização não – governamental, sem fins lucrativos. Defende o direito das pessoas a uma alimentação sadia e equilibrada e uma produção de alimentos que preserve o meio ambiente e respeite o ser humano. Foi fundada em 1989 por um grupo de profissionais de diferentes áreas que já praticavam a agricultura orgânica e acreditavam na sua viabilidade sócio-econômica e ambiental.

Namastê Messerschmidt é agricultor e consultor agroflorestal atuante na área há mais de 15 anos. Namastê facilita capacitações e formações em diferentes cenários, como no MST e aldeias indígenas, e desde de 2007 ministra cursos em diferentes biomas do Brasil. Sua trajetória é marcada pelo aprendizado contínuo com o agricultor e pesquisador Ernst Gotsch.

Patrícia Vaz é Agrônoma pela UFRRJ, Mestre em Ciências Florestais pela ESALQ/USP. Trabalha com sistemas agroflorestais e agrofloresta sucessional desde a década de 90. Desde essa mesma época, atua na capacitação em agrofloresta em todo o Brasil, junto a diversos públicos, inclusive de agricultores familiares da Reforma Agrária. É membro do Mutirão Agroflorestal desde a fundação.

Serviço:

Data: 16 a 18 de setembro, de 9h às 17h

Local: Sítio Catavento –  Sítio do agricultor Fernando Ataliba

Investimento: R$720,00 (em alojamento coletivo, com refeições inclusas)

Inscrições pelo portal da AAO: AAO

Obs:  Todos os participantes receberam um pendrive com os conteúdos do curso

Fonte da notícia: AAOSimbiose Agroflorestal, Mutirão Agroflorestal

Para saber mais:

Agricultura agroecológica faz resgate na Mata Atlântica – OrganicsNet

Agricultora do Tocantins cultiva pomar em Modelo Agroflorestal – OrganicsNet

Agenda Gotsch apresenta Agrofloresta em Grande Escala – Fazenda da Toca – OrganicsNet