Agricultura orgânica é atração da Embrapa na 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está preparando uma exposição comemorativa dos 40 anos da Empresa para o estande institucional da 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá, que acontece de 27 de setembro a 6 de outubro no Parque de Exposição “Eng. Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva”, Distrito da Fazendinha, em Macapá (AP). Produtos e publicações da pesquisa das áreas de agricultura e pecuária, piscicultura e recursos florestais (madeireiros e não-madeireiros) estarão expostos durante todos os dias do evento, das 19h às 22 horas.

No estande da Embrapa na Expofeira todas as noites haverá uma equipe de técnicos para tirar dúvidas dos visitantes com relação às pesquisas da Embrapa. Entre os atrativos deste ano, produtos da agricultura orgânica estarão em destaque por meio da decoração do estande, com mudas e plantas de hortaliças como tomate, manjericão, pimenta e cheiro verde, além de plantas ornamentais cedias pelos produtores parceiros do projeto de transferência de tecnologia “Inter-Agindo”, que é voltado à disseminação de conhecimentos e práticas de agricultura orgânica no estado do Amapá. No eixo de pesquisas em recursos florestais haverá exposição de móveis feitos a partir de pau-mulato e cipó-titica, espécies abundantes no estado do Amapá e estuário amazônico.

Durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, no auditório da Embrapa, a coordenadora da comissão organizadora, Aline Furtado, reiterou a um grupo de empregados que os 40 anos da Embrapa é o tema central do estande este ano. “Já é tradição da Embrapa compartilhar nossos produtos, serviços e tecnologias agropecuárias voltados ao desenvolvimento da agricultura, recursos florestais, pecuária, pesca e aquicultura neste importante evento para o setor agropecuário da nossa região”, acrescentou Aline Furtado.

Para o público infanto-juvenil haverá uma programação especial, dentro do Programa Embrapa&Escola, que tem como objetivo compartilhar, em linguagem simples e acessível, conhecimentos sobre a pesquisa agropecuária brasileira para estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. “Durante a 50ª Expofeira a Embrapa comemora seus 40 anos com uma atividade especial de interação com estudantes por meio do site Contando Ciência na Web (http://ccw.sct.embrapa.br), criado para o público infanto-juvenil. Também vamos distribuir cartilhas e Cds com conteúdo em linguagem didática para melhor compreensão dos temas da pesquisa agropecuária”, explicou Aline Furtado, que conta com a parceria da equipe do Sesc Amapá na definição da escola a ser recebida no estande da Embrapa.

Entre os objetivos do estande da Embrapa na 50ª Expofeira estão a disponibilização de informações e serviços focando as soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre a sustentabilidade da agricultura e uso da biodiversidade, com foco na Amazônia Legal, e outros de destaque da Empresa ao longo dos seus 40 anos. A Expofeira Agropecuária do Amapá é considerado um dos maiores eventos do gênero na região Norte, ocupa uma área construída de 20 mil m² com exposição e comercialização de produtos agrícolas, serviços em vários segmentos da economia regional, venda de animais de genética melhorada, rodeios, cursos e seminários sobre os Arranjos Produtos Locais (APL’s) e programação artística de shows musicais. O estande da Embrapa Amapá na 50ª Expofeira Agropecuária está localizado na rua 2, ala dos prédios fixos.

Fonte: Embrapa

 

 

 

Share your thoughts