Água da torneira: uma grande aliada contra a contaminação por pesticidas

Os riscos de se ingerir pesticidas e outros contaminantes em produtos agrícolas de supermercados não devem ser deixados de lado. A vigília deve ser constante, afinal, estamos falando da nossa saúde. Comprar produtos orgânicos é um ótimo começo, porém, é preciso outras práticas para que nós possamos eliminar esse mal de vez.

Existem algumas medidas caseiras eficientes que podem eliminar germes e pesticidas, descobriram os cientistas. De modo geral, nós tendemos a deixar de lado as ações mais simples por acharmos que elas devem ser ineficazes. Essa postura se mostra um grande erro em diversos casos, e esse é um deles.  Uma atitude simples, como lavar na água da torneira, o que funciona tão bem quanto uma solução com um pouco de sabão ou deixar de molho em outros produtos, pode fazer toda diferença.

Em estudos de 2000 na Estação de Agricultura Experimental de Connecticut, por exemplo, cientistas compararam métodos de remoção de pesticidas em 196 amostras de alface, morangos e tomates. Alguns foram lavados na água da torneira durante um minuto; outros foram deixados de molho numa solução de 1% de sabão ou outros produtos. A água da torneira “reduziu significativamente” os resíduos de 9 entre 12 pesticidas, e funcionou tão bem quanto o sabão e produtos de limpeza, segundo os estudos. A temperatura da água não importou; a chave foi a fricção.

“A ação mecânica de esfregar os produtos sob a água da torneira é provavelmente responsável por remover resíduos de pesticidas”, escreveram os cientistas.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/811335-lavar-com-agua-e-sabao-deixa-os-vegetais-mais-limpos.shtml

Share your thoughts