Argentina importante produtora mundial de grãos e oleaginosas

A Argentina é conhecida como um dos mais importantes produtores de grãos e oleaginosas do mundo. O país produz e exporta cereais como arroz, trigo, milho, sorgo e aveia; oleaginosas como soja, girassol, cártamo, linho, e amendoim. Os produtos são cultivados principalmente na província de Buenos Aires (52%), seguida por Entre Rios (20%) e Rio Negro. “Nos últimos anos, a área de cultivo de sementes de arroz e girassol cresceu, enquanto a área de oleaginosas permaneceu quase inalterada”.

Em 2009 a maior área de cultivo de cereais foi dedicada ao trigo de panificação (44%), e as áreas com os principal índices de crescimento de oleaginosas orgânicas foram dedicadas à soja (46%) e girassol (31%), cultivadas principalmente em Buenos Aires.

“A União Européia é o principal destino das exportações de produtos orgânicos de origem vegetal. Os Estados Unidos continuam a ser o segundo destino, e, a Suíça é o terceiro maior mercado para produtos orgânicos argentinos”, afirma Gonzalo Avila, gerente da Greemt, exportadora argentina de produtos orgânicos. O volume das exportações para outros países não mencionados – principalmente para o Japão – aumentou em 69% ao ano.

fonte: Organic Market Info.

Share your thoughts