Boa alimentação gera bem-estar

Um dos principais fatores para se manter uma vida longa e com saúde é a nutrição. A alimentação é uma necessidade diária do ser humano e, feita de maneira correta, influi diretamente no nosso bem-estar; pois quando comemos, satisfazemos uma vontade do nosso corpo.  Uma má alimentação, ou uma alimentação em excesso, pode ser decorrente de mau humor ou mal estar de algumas pessoas. Já uma alimentação balanceada e bem distribuída pode proporcionar uma melhora no funcionamento do organismo e até mesmo no nosso humor.

Ao se alimentar, o coração aumenta o esforço para conduzir maior quantidade de sangue ao estômago e aos intestinos, para que o ciclo digestivo seja realizado mais rápido. Se a quantidade de comida é muita, o coração precisa trabalhar em excesso – o que pode submetê-lo a um esforço muito grande e causar mal estar.

Mantendo uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes antioxidantes, temos a possibilidade de prolongar a nossa juventude e proteger o nosso organismo dos efeitos do tempo. Um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento são os radicais livres, que são moléculas oxidativas produzidas pelo nosso organismo enquanto comemos, respiramos ou dormimos. Quando ocorre um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, acontece o estresse oxidativo, daí inicia-se o processo que gera o envelhecimento do organismo.

Quando estão envelhecidas, as células ficam com menor poder de defesa e, isso contribui para a ação dos radicais livres o que faz com que elas fiquem mais sujeitas à lesões. Por isso é importante acrescentar ao nosso cardápio alimentos antioxidantes, pois eles combatem e neutralizam a ação dos radicais livres.

Não sabe como incluir alimentos antioxidantes na sua rotina alimentícia? Basta manter um cardápio bem variado, com frutas, verduras, legumes, chás, óleos vegetais, linhaça, peixes, etc.

Fonte:  http://mundoverde.com.br/blog/2011/01/24/2540/

Share your thoughts