Casimiro de Abreu: capacitação para produtores rurais

O Centro de Inteligência em Orgânicos da SNA realiza oficinas de capacitação em Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro.

A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Casimiro de Abreu (RJ), realiza, nos dias 10 e 11 de março, no Sítio Agrícola do município, duas oficinas reunindo cerca de 50 produtores rurais. As atividades de capacitação serão coordenadas pela professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR-UFRRJ), Juliana Arruda, e pela equipe da empresa Holos Ambiente.

O objetivo é identificar, de forma participativa, os requisitos necessários para fortalecer a produção orgânica em Casimiro de Abreu.

As capacitações, que serão realizadas das 9h às 17h, integram as atividades do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da SNA, que tem o propósito de incentivar o fortalecimento da cadeia de alimentos e produtos orgânicos no Brasil, por meio da integração e difusão de informação e conhecimentos.

Histórico

A SNA – a mais antiga instituição do setor agrícola do Brasil, com 115 anos – realiza, desde o início deste século, um trabalho direcionado ao desenvolvimento do setor orgânico no Brasil.

Com a aprovação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e de outros órgãos, implementou, por intermédio de sua Incubadora de Empresas, e com o apoio do Sebrae, o Projeto OrganicsNet, que tem seu foco voltado para a agricultura orgânica brasileira. A partir de uma plataforma na Internet, lançada em 2008, a SNA passou a estimular a cadeia de produção do setor, oferecendo apoio a pequenos e médios produtores.

Agora, com o lançamento do CI Orgânicos, a Sociedade Nacional de Agricultura reforça seu trabalho junto a essa parcela de produtores rurais, realizando capacitações, eventos e seminários com o apoio do Sebrae/RJ.

A SNA acredita que, enquanto esses produtores tiverem uma pequena escala de produção, precisarão vencer uma série de obstáculos para garantir acesso e alcançar êxito no mercado orgânico – segmento que continua em franca expansão no Brasil.

Veja o site da Prefeitura de Casimiro de Abreu

Share your thoughts