CE – Cresce o cultivo de acerola orgânica para exportação
Imagem: FLICKR
Ela é pequena, mas rica em nutrientes e famosa fonte de vitamina C. A sua produção voltada para fabricação de suplementos vitamínicos e alimentos está gerando emprego e renda no norte do estado. Tem trabalho o ano inteiro e quase toda a safra é vendida para fora do país.
A fazenda possui cerca de 140 mil pés de acerola. O objetivo é extrair a maior quantidade de vitamina C possível para ser usada como matéria-prima de suplementos vitamínicos. Quem trabalha nas plantações sabe, para obter a maior concentração de vitamina é preciso colher a fruta enquanto ainda está esverdeada, cerca de 18 a 21 dias após a floração.
Dos 500 colaboradores, cerca de 350 trabalham no campo e são treinados para cuidar do plantio com bastante atenção.
Depois de colhidas, as acerolas são levadas para a fábrica de processamento. Primeiro, são lavadas. Depois selecionadas para garantir a qualidade do produto final. Já selecionadas, as frutas passam pela prensagem, momento em que o substrato é extraído e transformado em líquido ou pó.
Quase 100% desse material é destinado à exportação para países da Europa, Estados Unidos e China.
Fonte da notícia: Globo Rural
Para saber mais:
Orgânicos e inovação – OrganicsNet
Exportação de orgânicos cresce em 2015 e chega a US$ 160 mi – OrganicsNet
60% da renda da produção orgânica do País vem da exportação – OrganicsNet