Certificação orgânica: Domaine recebe selo Demeter

A  Estação Agroecológica Domaine Île-de-France, em Pedra Azul-ES, recebeu ontem – depois de um estágio-conversão de quase cinco anos – o selo Demeter, a certificação orgânica mais exigente do mundo.

Produtos orgânicos com selo Demeter seguem exigências do padrão de consumo alemão, cobiçado pelos mais exigentes consumidores pela qualidade, pureza excepcional e sutilezas no sabor.

Os alimentos Demeter, espécie de upgrade de orgânicos, leva em consideração os efeitos cósmicos e terrestres para fazer plantios, tratos culturais e colheita dos vegetais, utilizando-se ainda de preparados biodinâmicos visando potencializar efeitos fundamentais às plantas, como a fotossíntese.

Para receber o certificado Demeter, além de todo o processo de respeito aos movimentos dos planetas, os proprietários ou gerentes da fazenda devem obter a certificação do Curso Fundamental em Agricultura Biodinâmica.

O curso é ministrado durante quatro semanas em vários estados brasileiros e estuda detalhadamente os Reinos da Natureza e sua relação com o Homem, revisitando a Tabela Periódica de Elementos, focando na vivificação do solo, na transmutação mineral e na produção de alimentos vivos.

O selo Demeter também é reconhecido pela nova e ampla legislação – marco legal dos orgânicos no Brasil que entra em vigor em 1º de janeiro de 2011 sob a batuta e fiscalização federal via Ministério da Agricultura.

A concessão do selo Demeter pelo IBD é um presente aos 11 anos da Domaine Orgânicos, afirmaram Isabelle Cicatelli e Joaquim Silva, gestores do Projeto Domaine desde 1999.

E complementaram “vamos lutar agora pela ampliação Demeter às demais frutas que estamos implantando este ano em nosso pomar diversificado com 7,8 hectares. Queremos junto aos nossos clientes do Brasil e exterior saborear pêssegos, goiabas, figos, mangas, pitangas, cítricos, uvaias, bananas, lichias e outras frutas com sabor particular de nosso terroir Domaine, nas montanhas do Espírito Santo”.

fonte: Assessoria de Imprensa, Domaine, ES

Share your thoughts