Chocolate equatoriano orgânico obtém certificação Biodinâmica

Por Chelsea Kerrington, Organic and Wellness News

O chocolate Premium equatoriano, Pacari, produzido a partir de um único tipo de semente de cacau, obteve a prestigiosa certificação Biodinâmica Demeter®, o máximo reconhecimento à sustentabilidade.

Com base nos princípios e abordagem filosófica holística, conhecida como “Antroposofia”, descrita em 1920 por Rudolf Steiner, a agricultura biodinâmica é um ecossistema auto-regenerador livre de pesticidas e fertilizantes químicos. Uma fazenda biodinâmica é definida como um organismo vivo onde os animais, solos, culturas e seres humanos interagem dentro do sistema completo. Uma variedade de técnicas agrícolas sustentáveis são usados para a fertilidade máxima do solo, a pecuária, a compostagem e a rotação de culturas, para manter o equilíbrio ecológico visando a dependência mínima de insumos externos. Influências da Lua e outros planetas também são levados em conta.

O método de criação biodinâmica requer um elevado compromisso da parte do agricultor, com uma sensibilidade especial e observação das interações que ocorrem na natureza. Com sede na Alemanha, Demeter International é única certificadora do selo Biodinâmico do mundo.

Dos 2.500 pequenos produtores do cacau Arriba Nacional que fizeram parceria com a Pacari, 200, praticam a agricultura biodinâmica.

“Aprender sobre os ritmos da natureza e como melhorar a saúde e a produtividade de uma fazenda com uma abordagem holística tem sido gratificante”, disse Santiago Peralta, um dos fundadores. “A agricultura biodinâmica é uma extensão natural das práticas sustentáveis e de comércio justo, já defendidas pelo Pacari,” acrescentou.

Desde o seu lançamento em 2007, Pacari tem experimentado uma recepção calorosa e um enorme crescimento como chocolate especial. Os melhores ingredientes são cuidadosamente selecionados para cada linha e sempre processados em pequenos lotes para garantir uma experiência inesquecível. A empresa utiliza apenas o cacau nativo do Equador, Arriba Nacional, conhecido por seu rico sabor, aroma frutado e complexo e notas florais.

Atualmente a gama Pacari de barras de chocolate inclui diversas linhas de cacau selecionado. O favorito dos “gourmets”, é a linha Raw, minimamente processada em baixas temperaturas (abaixo de 43 C) para assegurar a máxima concentração de antioxidantes. Os sabores andinos se destacam nas frutas e ervas utilizadas como o mirtilo, Lemongrass, Maras Sal e merken, que homenageiam os indígenas equatorianos e dos países vizinhos.

Pacari exporta perto de 15 toneladas de chocolate por ano, principalmente para os Estados Unidos e Europa. Através de seus distribuidores na Alemanha, o Reino Unido, Bélgica, Austrália, Canadá e outros mercados-chave, estão presentes em diversas mostras internacionais de alimentos e já ganharam prêmios no Salão de Chocolate de Los Angeles.

Leia o artigo completo: Organic and Wellness

Share your thoughts