Conheça a Biblioteca de Sementes

A ABD e instituições parceiras (ABDSul,Instituto Kairos e Int. Fed. Sul-MG), lançou a biblioteca de sementes que tem como objetivo propor uma orientação e encorajar os agricultores e as pessoas que os apoiam – para a serem guardiões de sementes e fazer a replicação e manutenção da diversidade das plantas agrícolas em geral.

A ‘Biblioteca de Sementes’ foi criada para fortalecer a troca de informações, de sementes e mudas disponíveis por agricultores e instituições parceiros. Quando o agricultor seleciona sementes adaptadas ao seu local está individualizando está variedade na formação do organismo agrícola”.

A proposta deste site não é a venda de sementes, mas formar uma Rede de guardiões de sementes para conservação da agrobiodiversidade.

Para isso a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, ABDSUL e IFSMG juntaram seus bancos de sementes para compartilhar e envolver mais pessoas nesta tarefa. Esta biblioteca não envolve sementes de populações e comunidades tradicionais.
A contribuição dos membros custeia a gestão da biblioteca e o envio das sementes contribuindo para a conservação das espécies de plantas. Após a colheita, as sementes são devolvidas para o banco de sementes mãe da ABD, preservando a Biblioteca de Sementes.

Clique na imagem abaixo e confira a Biblioteca de Sementes:

Fonte: Biblioteca de Sementes