Conhecer as adversidades pode ser a alma do negócio

Em uma de suas músicas o cantor e compositor Jorge Ben Jor  descreve o Brasil como “um país tropical, abençoado por Deus e  bonito por natureza”. Essa característica climática para algumas pessoas trata-se apenas de uma situação imposta, sem podermos alterar nenhum fator pré-estabelecido, o que de fato é, porém para produtores rurais saber identificar os prós e contras que isso pode causar em suas plantações é o segredo do sucesso.

Segundo o economista agrícola do Banco Mundial Diego Arias, o  problema da mudança climática é de longo prazo, e as necessidades dos agricultores, imediatas. Sendo assim, conhecer com riqueza de detalhes a área destinada ao plantio é um dos quesitos fundamentais para uma agricultura de qualidade, sem que ocorram perdas de investimento.

Existe um grupo crescente de pequenos agricultores latino-americanos e caribenhos  que estudam cada vez mais técnicas para minimizar impactos causados pelo clima nas suas plantações.

Para adaptar os cultivos às condições climáticas, nem sempre é preciso usar tecnologias sofisticadas, o produtor da zona rural de Cruzeta, RN Inácio Medeiros, mantém sua plantação em uma das localidades mais secas do país, porém apenas faz uso de fertilizantes naturais, fazendo com que sua produção seja orgânica e ainda utiliza um sistema de irrigação que calcula a exata quantidade de água a ser usada nas plantações. Como resultado, a atual produção de goiaba enche 150 caixas (de 26kg) por mês.

Ao sul da América, o país que possui destaque com estas técnicas é o Uruguai, onde está sendo desenvolvido o Sistema Nacional de Informação Agrícola (SNIA). Trata-se de um portal que vai integrar as previsões meteorológicas e os alertas de desastres. A ferramenta também vai monitorar a vegetação, solo e água, além de gerar programas de simulação do impacto do uso de novas tecnologias.

Para conhecer mais a respeito destes “super produtores”, clique aqui e acesse ao portal do Banco Mundial.

A seguir, segue o depoimento do produtor Inácio Medeiros, que descobriu na agricultura orgânica uma maneira de melhorar sua produção.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ASSISTA:


Fonte: Banco Mundial

Share your thoughts