Cooperativa de Agricultores Familiares de Primavera (PA) participa de evento do Dia do Agricultor

joelma

Joelma Trindade Nunes trabalha com outros 30 agricultores na zona rural de Primavera (PA), no cultivo de frutas e hortaliças, além de ovos de galinha caipira. A produção é fornecida para o mercado local, mas a ideia é ampliar o fornecimento para outras cidades da região. Para isso, os agricultores, reunidos por meio da Cooperativa de Agricultores Familiares de Primavera (Cooprima), participam de feiras e exposições para demonstrarem a qualidade dos alimentos que produzem. No próximo sábado, 25 de julho, eles são presenças confirmadas na comemoração do Dia do Agricultor Familiar, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Primavera.

Na sede do sindicato, os cooperados irão expor alface, couve, cebolinha, coentro, quiabo, rúcula, batata doce e outros produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos. “Nosso maior diferencial é a produção de alimentos orgânicos, cultivados sem qualquer tipo de adubo químico ou agrotóxico, tendo o mesmo aspecto e tamanho dos alimentos convencionais, com a vantagem de serem mais saborosos, nutritivos e saudáveis”, explicou Joelma.

Constituída em 2011, a Cooprima tem crescido nos últimos anos com o apoio de entidades e empresas como a Votorantim Cimentos, cedeu uma área agrícola de mais de 45 hectares, incluindo as instalações elétricas, e insumos e implementos agrícolas para os agricultores incrementarem a produção. Cada família tem uma área para produzir os alimentos e criar galinhas. Em 2013, a entidade obteve CNPJ e continuou recebendo suporte de parceiros para evoluir.

A Votorantim Cimentos ainda ofereceu em parceria com a Prefeitura de Primavera e do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), uma série de cursos que possibilitaram à Cooprima assumir um perfil ainda mais empreendedor, por meio da capacitação dos cooperados para aplicação de técnicas de compostagem e biofertilizantes, e produção de mudas e de árvores frutíferas.

“É uma satisfação termos contribuído para ajudar a Cooprima a se consolidar em Primavera. A entidade é hoje uma referência de empreendedorismo rural na região, gerando emprego e renda para as famílias. Esperamos que os cooperados continuem a trajetória de evolução e mais portas se abram depois do apoio que oferecemos”, afirmou o gerente de projetos da Votorantim Cimentos de Primavera, Alexandre Mouta.

Além do empenho para fazer com que os produtos sejam comercializados em outras cidades da região, a Cooprima tem também entre seus projetos para o futuro montar uma agroindústria para abate de frango. A entidade conseguiu financiamento para o projeto e pretende obter recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para realizar o sonho. “Com isso, passaremos a abater e a processar a carne de frango caipirão, um tipo de ave que cresce mais rápido, tem maior porte e é bem aceito no mercado para corte porque a carne é mais macia”, acrescentou Joelma.

Agricultura familiar no Brasil

Segundo a Embrapa, a agricultura familiar no Brasil engloba 4,3 milhões de unidades produtivas (84% do total) e 14 milhões de pessoas ocupadas, o que representa em torno de 74% do total das ocupações distribuídas em 80.250.453 hectares (25% da área total). A produção que resulta da agricultura familiar se destina basicamente para as populações urbanas, locais, o que é essencial para a segurança alimentar e nutricional. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF 2014), em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a produção de alimentos, visando sensibilizar governos e sociedades sobre a importância do sistema agropecuário sustentável para o alcance da segurança alimentar no planeta.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.