Cosméticos orgânicos norteamericanos atuados devido à errônea rotulagem

Um grupo ambientalista entrou na justiça contra 26 empresas de cosméticos, como xampu e sabonetes, alegando que eles são indevidamente rotulados como orgânicos.

O Centro de Saúde Ambiental disse no processo que as empresas violam uma lei do Estado da Califórnia que exige que os produtos orgânicos contenham pelo menos 70 % de ingredientes orgânicos.

Tem sido crescente a confusão e o debate sobre o que constitui “orgânico” e o número de ações judiciais por rotulagem falsa, tem crescido.

O centro já processou a multinacional Hain Celestial Group Inc. alegando que cosméticos das marcas Jason Organics e Avalon foram rotuladas de forma errada.

A partir de 2007 os produtos alimentícios foram alvo de disputas judiciais sobre a rotulagem orgânica, no ano seguinte, os cosméticos que alegavam conter ingredientes orgânicos foram alvejados. Nenhum desses processos foram resolvidos.

O centro também indicou que está processando marcas de cosméticos orgânicos populares, como Kiss My Face, Boots, Alliance e outros por violação da Lei de Produtos Orgânicos da Califórnia.

O diretor executivo do centro, Michael Green, disse que uma simples leitura da lista de ingredientes que constam na rotulagem, revelou que ficaram aquém de satisfazer o limite de 70 %.

“Durante anos, os defensores da produção orgânica pediram as empresas de cuidados pessoais para corrigir sua inadequada rotulação mas nossa recente pesquisa mostra que a indústria ainda está repleta de afirmações infundadas “, disse Green.

O centro pretende incentivar as empresas a utilizar ingredientes orgânicos e garantir que os consumidores possam confiar na consistência das marcas orgânicas.

O governo federal não tem regras de rotulagem para os cosméticos orgânicos, mas o Departamento de Agricultura dos EUA aprovou os padrões da Califórnia.

fonte: Organic Market-Info.

Share your thoughts