Curso capacita profissionais como agricultores orgânicos

34590-curso_organicos
Foto: Clóvis Antônio Schwertner / Divulgação

Conhecer o sistema da agricultura orgânica, entendendo o ambiente, avaliando e preservando-o como meio de sustentação para as gerações futuras têm sido tema de estudo no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Desde agosto, 30 pessoas recebem a capacitação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Conforme o Engenheiro Agrônomo, Pós-graduado em Ecologia Humana e Mestre em Ambiente e Desenvolvimento e responsável pelas aulas no instituto, Clóvis Antônio Schwertner, o curso aborda temas relacionados à agricultura orgânica, com foco nos fundamentos de agroecologia e seus diversos ramos, assim como a certificação orgânica de propriedades e produtos. Visa atender às necessidades regionais e proporcionar o conhecimento de técnicas economicamente viáveis e ecologicamente corretas.

As aulas ocorrem de acordo com os conteúdos programáticos do programa, envolvendo teoria e prática. ‘Capacitamos os alunos para o incremento da produção orgânica nesta região, atendendo a demanda do consumidor por produtos saudáveis, beneficiando o produtor rural e agregando renda e qualidade de vida’, destaca Clóvis.

Conforme a coordenadora adjunta do Pronatec no campus, Giselle Schweickardt, o curso não objetiva apenas a capacitação profissional, pois também é uma forma de conscientização sobre a importância econômica, social e ambiental da agricultura orgânica, incentivando também o cultivo próprio de alimentos.

APRIMORANDO CONHECIMENTOS

O engenheiro agrônomo e aluno do curso, Cláudio Mayer, destaca que a capacitação permite aprimorar seus conhecimentos técnicos, pois cada região possui suas peculiaridades. ‘Quanto maior o número de contatos, experiências e cursos, mais conhecimento pode ser adquirido’.

Investir na saúde através da produção orgânica, considerando a preservação do solo e meio ambiente também merece destaque, conforme afirma a participante Élia Mathias da Rosa.

aspa1Cuidar da saúde é fundamental. Os manejos da produção orgânica permitem melhorias na qualidade de vida e talvez seja a oportunidade para um futuro negócio.aspa2

A vontade de investir na área também é compartilhada pela pedagoga Elexandra Wagner. ‘Sempre gostei do assunto e continuarei investindo na área. Estou adorando o desenvolvimento do curso, pois não é apenas a teoria e isso é muito importante para o aprendizado’, afirma a professora.

Entre as atividades práticas realizadas pela turma estão as visitas em propriedades. As produções de uva orgânica e de hortaliças foram alvos de estudos em visita a Garibaldi no início de novembro. Já no último fim de semana, os locais escolhidos foram três propriedades de Venâncio Aires.

Com carga horária de 160 horas, o curso FIC de Agricultor Orgânico foi a primeira capacitação do Pronatec no eixo Recursos Naturais ofertada pelo campus Venâncio Aires, surpreendendo o instituto pelo número de interessados na capacitação, superando o limite de vagas.

A conclusão do curso ocorre na próxima semana, com formatura marcada para 11 de dezembro, no auditório do IFSul campus Venâncio Aires.

 

Fonte: IFSul