É possível diminuir o nível de agrotóxicos da alimentação

                                                                                                               gráfico agrotóxico  

Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos. Para se proteger, os especialistas recomendam à população procurar feiras agroecológicas ou mesmo fazer pequenas hortas caseiras para consumir itens sem agrotóxicos. Mas caso você tenha dificuldades de adquirir certos produtos orgânicos e acabe optando pelo tradicional, acompanhe a seguir dicas sobre práticas que diminuem a quantidade de substâncias químicas nos alimentos:

 Lave legumes, verduras e frutas numa solução suave, composta por detergente e água pura ou com vinagre. Deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e enxague-os cuidadosamente;

  Em alguns casos, frutas e legumes podem receber uma camada de cera para que não percam a umidade e murchem. Esta cera também contém substâncias fungicidas e bactericidas para evitar o aparecimento de fungos e bactérias, como por exemplo: maçãs, pimentões, berinjelas, grapefruits, melões, nectarinas, pêssegos, etc. Para eliminá-la, sempre que possível, descasque legumes e frutas. Você perderá algumas vitaminas contidas na casca, mas em compensação, terá uma alimentação mais segura;

 ➩ Procure usar sempre legumes, verduras e frutas da safra, pois possuirão menos defensivos e hormônios;

➩  Legumes muito grandes, produzidos convencionalmente, podem ser resultado de adubação e estimulantes artificiais;

➩ Dê preferência aos produtos nacionais, ao invés dos importados. Frutas e legumes produzidos localmente não requerem tantos pesticidas como aqueles que percorrem longas distâncias e são armazenados por longos períodos de tempo;

➩ Resíduos de pesticidas e outros produtos químicos tendem a se concentrar nos tecidos gordurosos dos animais. Diminuir seu consumo reduz a ingestão de agrotóxicos. Ao preparar qualquer vaca, carne, frango, porco, entre outros, procure retirar toda a gordura dele. Escolha laticínios com baixo teor de gordura, prefira leite desnatado e queijos magros;

➩ No Brasil, dentre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos, destacam-se o tomate, a batata inglesa, o pimentão, o morango, a abobrinha e o mamão papaia. No caso da produção de uva Rubi e Itália, em São Paulo, são feitas até 40 aplicações de produtos químicos, da brotação até a colheita;

➩ Os consumidores não devem parar de consumir frutas, legumes ou verduras; estas informações visam levar maior conhecimento do que ocorre na produção de hortigranjeira e dar-lhe uma visão mais crítica ao escolher o que vai à sua mesa. Lembre-se que o recomendável é optar sempre por produtos orgânicos, que não possuem qualquer tipo de substância química e trazem maiores benefícios à
saúde.

Fonte: Planeta Orgânico

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