Embrapa auxilia pequenos agricultores na produção de húmus em RR

Embrapa

Para ajudar o pequeno produtor, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Roraima está com um projeto que ensina como produzir minhocas e húmus em pequenas propriedades que ajudam na qualidade de adubação orgânica. A iniciativa faz parte do projeto ‘Arcoverde’, que busca alternativas de renda sustentável para o pequeno agricultor.

 De acordo com o analista de transferência de tecnologia da Embrapa, Sílvio Levy, o projeto visa à implementação da minhocultura, por meio de tecnologias de baixo custo e de alternativas de fonte de renda, para a produção de húmus e matrizes de minhocas.

 “O trabalho com minhocas é pouco conhecido e de uma importância muito grande, porque elas são responsáveis pela reestruturação do solo, e boa parte dos agricultores desconhecem esse fato e usam apenas para a atividade pesqueira”, disse.

  Levy explica que as minhocas mais recomendadas para a produção de húmus são as da espécie vermelha-americana e a gigante-africana, que pode chegar até 20 centímetros.

  Segundo o analista, a Embrapa está fazendo capacitações da minhocultura para os pequenos agricultores no município de Mucajaí, região Sul de Roraima, por meio de uma vitrine tecnológica.  “A vitrine serve tanto para as escolas, para o alunos e professores como para a dona de casa. Há também a capacitação para o minhocário caseiro, que toda família pode ter”, declarou.

Para saber mais sobre minhocultura ou vermicompostagem, clique aqui.

Fonte: G1 Roraima

Share your thoughts