Embrapa promove curso de cultivo orgânico de hortaliças para Quilombo piauiense

article

Imagem: Arquivo EMBRAPA

A comunidade remanescente de quilombola Barro Vermelho, em Paulistana, Piauí recebe desde ontem até o final do dia de hoje o curso “Cultivo orgânico de hortaliças”. Promovido pela Embrapa Meio-Norte, o evento tem como público agricultores familiares atendidos pelo Plano Brasil Sem Miséria, do Território da Cidadania Vale do Guaribas, no semiárido piauiense.

O curso está sendo ministrado pelo analista Pedro Rodrigues Neto e pelo técnico agrícola, Erisvaldo Bispo. As atividades trazem informações técnicas e as práticas sobre o cultivo orgânico de hortaliças e o manejo da água. Orientações sobre horta orgânica, preparo de canteiros e covas, transplantio e plantio direto.

A formação de mudas, com orientações sobre sementeiras em canteiros, copos plásticos e bandejas, também faz parte da programação. O conteúdo do curso abrange  calagem, com destaque para adubação verde; cobertura morta; consórcio, rotação e escalonamento de culturas; manejo do mato e manejo da água e irrigação. As pragas e doenças que atacam as hortaliças e controle destas com produtos naturais também estão sendo apresentadas.

Fonte: EMBRAPA

Para saber mais:

RS – Começa em setembro curso de Pecuária Orgânica – OrganicsNet

Orgânicos garantem renda e sucessão rural em comunidade quilombola – OrganicsNet

Embrapa disponibiliza catálogo de insumos para produtores de alimentos orgânicos – OrganicsNet