Empresa sustentável, funcionários conscientes

Copos descartáveis de café e água substituídos por canecas individuais. Ecobags utilizadas para recolher garrafas pets e caixas de longa vida. Lixo reciclável vendido para depósitos com renda revertida para os trabalhadores. Estas são algumas das soluções encontradas por empresas que levantam a bandeira da sustentabilidade, como Ancar Ivanhoe e Sítio do Moinho, para conscientizar seus funcionários sobre a importância da preservação e utilização inteligente dos recursos naturais.

Sustentabilidade demanda aplicação de métodos racionais de exploração da biodiversidade do planeta pela sociedade. O Sítio do Moinho, que cultiva, produz, vende e distribui alimentos orgânicos para diversas redes de varejo e restaurantes do Rio, dividiu os funcionários da empresa em comitês organizados por setores, para atuarem como porta-vozes da comunidade e levarem suas sugestões à diretoria. Além disso, foram construídos alojamentos feitos com madeira plástica, telhas recicladas, encanamentos de pet e placas de aquecimento solar.

“O dia a dia, as conversas e a participação nos processos influenciam positivamente os funcionários e mostram a eles a importância de levar esse conhecimento para suas casas. O programa de reciclagem, inclusive, já é praticado fora do Sitio”, diz Ângela Thompson, dona do Sítio do Moinho, localizado em Itaipava, na Região Serrana do Estado do Rio.

A empresa foi a primeira a obter o selo EcoSocial do Instituto Biodinâmico, certificação que estabelece os padrões da produção orgânica associada a um comportamento empresarial ético e responsável. “As diretrizes representam uma resposta ao consumidor sensível às questões ecológicas e sociais, que associa suas decisões de compra ao comportamento empresarial ético e social”, explica Ângela.

A Ancar Ivanhoe possui 16 shoppings espalhados pelo Brasil, entre eles: Botafogo Praia Shopping, Rio Design Leblon e Barra, Nova América e Downtown, no Rio de Janeiro.  Desenvolve, também, no Center Vale Shopping, em São Paulo, um sistema de gestão ambiental no qual são distribuídas cartilhas explicativas e prêmios para lojistas que mais economizam água.

“Shopping é mais do que um espaço de lazer e consumo. É um instrumento social e nós da Ancar temos um compromisso coma melhoria da qualidade de vida e transformações das comunidades nas quais atuamos”, explica Mariana Carvalho, diretora de marketing do grupo.

No estado de Rondônia, a Ancar inaugurou em 2008 o Porto Velho Shopping e investiu 1,2 milhão de reais na criação do Parque da Cidade e na drenagem de um canal da região. Segundo o co-presidente, Marcelo Carvalho, os empreendimentos do grupo utilizam lâmpadas 20% mais econômicas e reciclam manualmente o lixo gerado pelas lojas. “Em nossos projetos usamos o que há de mais moderno para economia de energia e reutilização de água de chuva. O Porto Velho Shopping será um shopping com excelente desempenho energético”, promete o copresidente da companhia, que para sensibilizar lojistas e funcionários passou a distribuir sacolas ecológicas (ecobags) e canecas individuais para consumo de café e água.

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