Encontro da ONU acaba com divergências entre países

Hoje se encerra a conferência mundial de proteção a biodiversidade em Nagóia, no Japão. Ministros de meio-ambiente  do mundo todo se reuniram durante 2 semanas na conferência da ONU, mas ainda continuam duvidosos sobre medidas a serem tomadas.

Delegados de mais de 200 países passaram esse tempo mapeando metas de proteção das espécies animais e vegetais em oceanos, florestas e rios, ameaçadas pelo maior ritmo de extinções desde o desaparecimento dos dinossauros, há 65 milhões de anos.  O objetivo era definir metas para a proteção da biodiversidade até 2010, através de um plano estratégico composto por 20 itens, embora a meta já tenha sido descumprida neste ano, que consistia numa “redução significativa” da perda de biodiversidade.

“Finalmente o mundo acordou para a biodiversidade. Esta dificuldade é um sinal de que o mundo está agora levando a biodiversidade a sério.” afirmou Jane Smart, diretora da União Internacional para a Conservação da Natureza.

As nações em desenvolvimento exigiram um novo protocolo da ONU, um que lhes assegure uma participação mais justa nos lucros obtidos por companhias, para assumir o compromisso de cumprir as metas até 2020.

 Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/822258-encontro-da-onu-sobre-biodiversidade-termina-com-paises-divididos.shtml

Share your thoughts