ES: Nova feira oferece produtos orgânicos

 Governo do Estado vai inaugurar feira livre especializada em produtos orgânicos

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), inaugurará, no próximo dia 21, a quinta feira livre da Grande Vitória especializada em produtos orgânicos. A comercialização será feita às quartas-feiras, no estacionamento da Praça do Papa, em Vitória, a partir das 17 horas.

O novo espaço contará com 22 barracas padronizadas, equipadas com balanças digitais e caixas plásticas para armazenamento e transporte dos produtos. O investimento da Seag na aquisição dos materiais foi de R$ 68,3 mil e a Prefeitura de Vitória arcará com serviços de limpeza, segurança e iluminação para o funcionamento da feira.

“Nosso objetivo é criar cada vez mais espaços de comercialização de produtos saudáveis, capazes de ofertar alimentos de qualidade à população com preços justos e de gerar mais renda e oportunidades no meio rural. As feiras livres são uma boa alternativa, pois não têm o papel do intermediário e permitem o contato direto entre produtor e consumidor”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Ao todo, 40 produtores de alimentos orgânicos dos municípios de Santa Maria de Jetibá e Iconha vão ocupar o espaço para comercializar aproximadamente 70 itens, com destaque para as hortaliças em geral, frutas, produtos da agroindústria caseira (pães, biscoitos, bolos, doces, geleias). Outro destaque fica por conta das flores e plantas medicinais.

A feira livre de produtos orgânicos é uma estratégia da Seag e parceiros para criar novos espaços e ampliar e produção e a comercialização para os agricultores orgânicos. Comercializar bem estimula o crescimento da produção e a adesão de novos agricultores ao sistema orgânico de produção. Espaços como esse também estabelecem o contato e a venda direta ao consumidor, reduzindo custos de logística e comercialização, fazendo com que os produtos sejam vendidos com preços acessíveis.

Inicialmente, a expectativa de comercialização semanal é de seis toneladas de alimentos orgânicos, gerando um faturamento mensal aos produtores de R$ 104 mil.

Outras feiras livres de orgânicos

Além da nova feira livre de produtos orgânicos que irá funcionar na Praça do Papa, outras quatro trabalham periodicamente na Grande Vitória. São as do Barro Vermelho (Vitória), de Valparaiso (Serra), da Praia da Costa (Vila Velha), e de Campo Grande (Cariacica).

Barro Vermelho (Vitória) – 18 barracas
Funcionamento aos sábados, das 5 às 12 horas

Valparaiso (Serra) – 20 barracas
Funcionamento às terças-feiras, das 17 às 21 horas

Praia da Costa (Vila Velha) – 20 barracas
Funcionamento aos sábados, das 5 às 12 horas

Campo Grande (Cariacica) – 12 barracas
Funcionamento das 5 às 12 horas

Agricultura orgânica Capixaba

Atualmente, no Espírito Santo, 200 propriedades rurais estão certificadas para a produção de alimentos orgânicos. Somadas, são aproximadamente quatro mil hectares ocupados com os cultivos, principalmente de olerícolas (250 toneladas de produção mensal), frutas (mil t/mês) e café beneficiado, com oito mil sacas/ano.

“Para 2012, a Seag, em parceria com outras instituições, trabalha para concluir o processo de certificação de outras 100 propriedades. Além destas, mais 1,3 mil propriedades no Estado adotam práticas específicas da agricultura orgânica e possuem potencial para certificação, o que pode ampliar a área de cultivo em 5,4 mil ha e a produção em 2,5 mil t/mês de produtos”, destaca o gerente de Agricultura Orgânica da Seag, Decimar Schultz.

Principais produtos orgânicos do ES
Abobrinha, abóbora madura, agrião, aipim, alface, banana prata, banana da terra, batata doce, batata inglesa, brócolis, cachaça, café, cebolinha, cenoura, chuchu, coentro, couve folha, couve flor, espinafre, ervilha, inhame, laranja, mamão, manga, milho verde, morango, ovo caipira, pepino, quiabo, repolho verde, salsa, tomate, vagem.

Fonte:. Folha Vitória

Share your thoughts