EU: cresce o numero unidades certificadas como orgânicas

Mapa orgânicos, EU, fonte: USDA

O crescimento no número de operações orgânicas certificadas continuou em 2020. O USDA divulgou as unidades orgânicas certificadas, calculadas a partir do banco de dados do USDA National Organic Program0 Organic Integrity.

O número de operações orgânicas certificadas em todo o mundo foi, em 2020, de 45.578 das quais 28.454, que representa mais de 62 por cento, ficam localizadas nos Estados Unidos. A Califórnia continua sendo a líder nacional, com mais de 5.000 operações certificadas. A região dos Grandes Lagos, o Noroeste do Pacífico e Iowa continuam estar entre os dez primeiros.

Os regulamentos orgânicos norte-americanos, atualmente, exigem que as certificadoras enviem, anualmente, um conjunto de informações básicas sobre todas as operações certificadas para o Banco de Dados de Integridade Orgânica. O banco de dados também inclui muitos campos opcionais, como área cultivada, que podem ajudar na supervisão e fiscalização.

O objetivo do Programa Orgânico Nacional é proteger a escolha dos consumidores, garantindo a integridade orgânica da fazenda à mesa, para que os consumidores confiem no rótulo orgânico. Uma medida dessa confiança é o crescimento contínuo do número de fazendas e empresas que recebem a certificação orgânica do USDA.

Base de dados, unidades certificadas.

Fonte: USDA