Evento discute a produção de carne orgânica no Pantanal

foto: G1, Embrapa

O evento será realizado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) nos dias 29 e 30 de outubro, na fazenda Aguapé, Mato Grosso do Sul. Serão discutidos aspectos técnicos da pecuária sustentável e orgânica na região do Pantanal (Mato Grosso do Sul).  Integrantes do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS), empresários da cadeia produtiva de carne e pecuaristas pantaneiros estarão presentes.

 A programação será dividida em duas partes: um composto por palestras sobre tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e por parceiros no campo da pecuária sustentável e orgânica, e um “dia de campo” onde os participantes visitarão “estações de campo” nas instalações da fazenda Aguapé, onde é realizada a cria e a engorda dos animais certificados como orgânicos.

 Segundo a Embrapa, a conservação ambiental deve ter sua importância cada vez mais destacada na região e para que isso ocorra são necessárias também ações que busquem valorizar a carne produzida no local, já que a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal e vem sendo desenvolvida há mais de 200 anos com a utilização racional dos recursos naturais.

O pesquisador da Embrapa, Urbano Gomes, um dos responsáveis pela organização do evento, explica que será uma oportunidade de apresentar aos participantes uma verdadeira produção de pecuária extensiva de corte orgânica no Pantanal. “Escolhemos a Fazenda Aguapé para sediar o encontro pois ela representa muito bem a prática pecuária da região, além de já possuir um sistema de produção orgânico implantado”, conclui.

Fonte: G1 – Globo

Share your thoughts