Evolui produção de alimentos orgânicos

9278835402_821666e94f_z
Foto: Organicsnet

Apesar de representar pouco em relação ao total plantado e consumido mundialmente, cada vez mais a área  de produção orgânica tem apresentado um crescimento notável, superando o da agricultura tradicional.

 Fatores têm contribuído para isso. A agricultura tradicional tem dificuldades para dar continuidade à produção, tendo em vista a idade avançada dos produtores. Já a produção de orgânicos possui produtores mais jovens. Na Europa por exemplo, cerca de 61% dos produtores orgânicos têm idade inferior a 55 anos.

 Além disso, a área européia dedicada aos orgânicos já soma 9,6 milhões de hectares, obtendo maior número de propriedades destinadas à essa atividade, segundo dados da UE. No Estados Unidos a produção também apresenta crescimento. Em 2013, as vendas tiveram alta de 12%, somando US$ 35,1 bilhões, segundo a OTA (organização norte-americana).

10294400653_7ccb685a0c_z
Foto: Organicsnet

  No Brasil, dados apontam que o mercado tem as mesmas características dos da Europa e Estados Unidos, com alta anual de 20% a 30%, nos últimos anos. Segundo o Ministério da Agricultura, a área possui em torno de 1,5 milhão de hectares, sendo um setor que crescerá cada vez mais, em função do aumento da renda no país.

 Apesar disso, ainda há obstáculos como fazer esses produtos chegarem com regularidade às mãos do consumidor e obter um preço razoável.

Fonte: Folha de São Paulo

LEIA MAIS

Para empreendedores o mercado de orgânicos esta em plena expansão

Orgânicos: supermercados cobram mais do que deveriam

Share your thoughts