Exportações de orgânicos peruanos continuam a crescer

De janeiro a março de 2011as exportações de produtos orgânicos do Peru chegara a USD46 milhões (mais de 32 milhões de euros), um incremento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo PromPerú (Comissão para a Promoção de Exportação e de Turismo). As bananas orgânicas foram o produto mais importante no primeiro trimestre de 2011, sendo comercializadas aos EUA USD17 milhões, um aumento de 18%.

Os principais destinos dos orgânicos foram os Estados Unidos, Bélgica e Alemanha. O café orgânico ficou em segundo lugar com vendas principalmente para os Estados Unidos e Alemanha. Cacau orgânico foi o terceiro produto de exportação, no valor de USD$ 5 milhões, um aumento de 34%.

Holanda é um dos mercados-alvo das exportações de produtos orgânicos peruanos, com 28% do mercado, equivalente a USD13 milhões, os Estados Unidos ficaram em segundo lugar com 23% e Alemanha ficou no terceiro lugar com 12%.

A quinoa e manga orgânicas foram exportadas para a Nova Zelândia, enquanto a maca e o yacon orgânicos foram para a República Tcheca e África do Sul. Produtos orgânicos foram enviados para 32 mercados, dois a mais que no mesmo período em 2010. Foram 102 empresas as exportadoras do setor, 20 a mais em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. Em 2010, as exportações peruanas de produtos orgânicos chegaram a USD 213 milhões.

De acordo com a Associação de Promoção Agrícola (ASPA), o recente aumento nos embarques é resultado do apoio de várias organizações internacionais e ONGs que trabalham na Amazônia, especialmente mudando as plantações de folha de coca para o café e cacau e promovendo o cultivo de banana orgânica. Essas três culturas, assim como as uvas de mesa e abacates, espera-se mostraram maiores taxas de crescimento nos próximos quatro a cinco anos.

fonte: Organic Market-Info, Living in Peru.

Share your thoughts