Fapesp e Fundação Bunge Realizam Seminário em São Paulo

Amanhã, dia 14 de outubro, a FAPESP e a Fundação Bunge realizarão o Seminário Internacional Ciências Florestais, Medicina Preventiva e Saúde Pública.

O evento será realizado no Auditório Estados Unidos do Espaço Apas (Associação Paulista de Supermercados), na Rua Pio XI, 1.200, Alto da Lapa, próximo à sede da FAPESP na capital paulista.

Pela manhã haverá a sessão Ciências Florestais. “Previsões Quantitativas em Ecologia de Populações e Comunidades: de Opiniões Qualificadas a Previsões Numéricas” será o tema apresentado por Alexandre Fadigas de Souza, professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Em seguida, a palestra do professor Jean-Paul Laclau, do Cirad (França), será sobre “Influência das Plantações Tropicais de Eucaliptos sobre os Ciclos do Carbono, da Água e dos Nutrientes: Avanços Recentes no Brasil e no Congo”.

Niro Higuchi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), falará sobre “O Papel da Floresta Amazônica no Processo de Mudanças Climáticas Globais”.

Após as sessões haverá um debate entre os palestrantes Adalberto Luis Val (Inpa), Helton Damin da Silva (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Luiz Ernesto George Barrichelo (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) e Roberto Waack (Forest Stewardship Council).

A primeira sessão da parte da tarde será Medicina Preventiva e Saúde Pública, com a apresentação “Leptospirose Urbana: Dinâmica de Transmissão e Impacto na Saúde Pública”, com Guilherme de Sousa Ribeiro, professor da Universidade Federal da Bahia.

Em seguida, Sergio Sosa Estani, chefe da Unidade de Epidemiologia do Centro Nacional de Diagnóstico e Pesquisa do Ministério da Saúde da Argentina, falará sobre “Saúde Pública Baseada na Evidência para o Controle de Doenças Negligenciadas”.

A última sessão será com o pesquisador do Instituto Butantan, Isaias Raw, que vai abordar o tema “Imunobiológicos – Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Produção.

A sessão terminará com um debate entre Carlos Henrique Nery Costa (Universidade Federal do Piauí), Eduardo Moacyr Krieger (Instituto do Coração) e Euclides Ayres de Castilho (Universidade de São Paulo).

Mais informações: www.fapesp.br/fundacaobunge2010

Share your thoughts