Feira Agroecológica volta a ser realizada toda quarta-feira no Campus Sorocaba da UFSCar

Centro de Ciencias Agrarias da UFSCar
Foto: Centro de Ciências Agrárias da UFSCar

Promovida pelo Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (NAAC), a Feira Agroecológica volta a ser realizada toda quarta-feira, das 10 às 16 horas, no Campus Sorocaba da UFSCar (SP). O objetivo é oferecer produtos para uma alimentação saudável, promover a ideia da agricultura sustentável e orgânica – livre de adubos industriais e de agrotóxicos – e ajudar na renda de agricultores familiares de Sorocaba e municípios da região.
Hortaliças, frutas, legumes, pães recheados, bolos, salgados e doces são alguns dos produtos, todos naturais e orgânicos, comercializados ao público. Há também a venda de artesanato e preparos medicinais feitos por grupos de mulheres do Quilombo Cafundó e do assentamento rural de Itapeva.

A Feira Agroecológica acontece na área entre os edifícios de Aulas Teóricas (AT) e de Laboratórios do Campus Sorocaba, localizado no Km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), estrada que liga Sorocaba à Salto de Pirapora. É aberta a toda a comunidade interna e externa à UFSCar.

NAAC – O Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã é um grupo de pesquisa e extensão universitária do Campus Sorocaba da UFSCar que atua junto a grupos de agricultores, instituições públicas, privadas e Organizações Não-Governamentais (ONG’s) de Sorocaba e região. Os princípios da Agroecologia e da Transição Agroecológica preconizados pelo NAAC – técnicas de manejo que buscam reduzir e eliminar o uso de venenos e exigem menos água, por exemplo – são os utilizados no cultivo dos alimentos à venda. Além de conservar os recursos hídricos e a agrobiodiversidade, elas ajudam a proteger a saúde de agricultores e consumidores.

Fonte: Maxpress

Share your thoughts