Feiras de orgânicos completam 3 anos em SP

                                  Feira-Produtos-Orgânicos-Santos-1-600x300

 A primeira feira foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro de 2011, tendo a presença de uma produtora, um comerciante, uma cantina e um vendedor de livros. A partir daí esse número só aumentou. Muito mais do que comércio de alimentos orgânicos, as feiras constituem um espaço de lazer, convívio e cultura da região, além de favorecer a relação direta do consumidor com o produtor rural e os pequenos comerciantes.

 O engenheiro agrônomo Paulo Marco Gonçalves, organizador das feiras, destaca os benefícios de uma alimentação orgânica. “O conceito do orgânico está cada vez mais presente na sociedade. Hoje, as pessoas sabem das vantagens como, por exemplo, que são alimentos livres de agrotóxico, são mais bonitos, mais saudáveis, com durabilidade maior”, afirma.

 Os alimentos orgânicos não agridem a saúde nem o meio ambiente, por serem livres de adubos químicos ou até mesmo pesticidas. Também não utilizam sementes transgênicas para o cultivo, já que nessa especialidade alimentícia o produtor não pode modificar as características reais do solo e do meio a serem utilizados no plantio.

 De acordo com dados divulgados em fevereiro do ano de 2014 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o número de produtores orgânicos no Brasil aumentou 22% em 2013, em relação a 2012. Além disso, o País já possui mais de 10 mil unidades de produção orgânica e compra de outras duas mil espalhadas por América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania.

 Promovidas pelo Núcleo de Ciência em Botânica e Conservação da Biodiversidade, do Jardim Botânico de Santos, as feiras acontecem atualmente em três endereços: Jardim Botânico, Escola Leonor Mendes de Barros (Gonzaga) e Igreja da Pompeia. Em comemoração aos três anos do laçamento de feiras orgânicas, será realizada nesta terça-feira (23) a III Feira de Produtos Orgânicos. O evento será na quadra de esportes da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, das 15 às 19 horas. A igreja fica na Praça Benedito Calixto, n° 1. A entrada é pela Rua Ceará. Além do evento desta terça, estão confirmadas outras edições da feira na paróquia em 28 de outubro e 25 de novembro.

 A III Feira Orgânica na Pompeia é organizada por produtores e comerciantes de orgânicos da Associação de Produtores Orgânicos do Vale do Ribeira (AOVale), Associação de Produtores Orgânicos do Alto Tietê (APROATE), Orgânicos Guarujá, Raiz Orgânica, Cativa Natureza, EMPÓrion, Orgânicos Vida, Alternativa Orgânicos, Menina Brasileira e OG Orgânicos. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e colaboradores.

Fonte: A Tribuna Online

Share your thoughts